Apesar de muitas pessoas na Europa terem ficado em casa durante a pandemia, as ocorrências relacionadas com assaltos a automóveis continuaram a ser um problema, tendo inclusivamente aumentado em alguns países.

Os alarmes para automóveis podem ajudar a dissuadir os ladrões, mas nas cidades, onde os veículos ficam estacionados na rua durante a noite, muitas vezes, os proprietários chegam mesmo a ignorar o alarme, porque não se apercebem que é o alarme do seu veículo ou porque simplesmente não o ouvem. Por isso, a Ford desenvolveu um reforçado sistema de segurança conectado ao smartphone, o SecuriAlert (até aqui designado de Guard Mode), disponível pela primeira vez para proprietários de automóveis.

Uma vez ativado, o SecuriAlert envia uma notificação para o smartphone do proprietário do veículo caso identifique alguma atividade no veículo, incluindo tentativas de abertura de portas ou de acesso com uma chave. Deste modo, os clientes terão uma maior paz de espírito quando os seus automóveis estiverem fora do seus campos de visão ou do alcance auditivo.

Os proprietários ativam o SecuriAlert quando estão afastados dos seus automóveis. Esta função pode ser rápida e facilmente ligada e desligada –“ativado” ou “desativado” –através da aplicação FordPass para smartphones.

Uma vez ativado, o sistema recorre aos sensores do automóvel para identificar se está a ser feita alguma tentativa de entrada forçada. Através do modem FordPass Connect instalado a bordo, o veículo envia, de imediato, uma notificação push para o smartphone do proprietário caso detete qualquer atividade que envolva o veículo.

Recorrendo ao smartphone, a appFordPass indica o tempo e o motivo de qualquer alarme SecuriAlert que tenha sido gerado, bem como a última localização conhecida do veículo. No caso de uma tentativa de acesso com uma chave –ação que, normalmente, não ativaria um alarme convencional de automóvel –o SecuriAlert envia ainda assim um alerta. Isto pode ser particularmente útil para identificar tentativas de acesso ao automóvel com recurso a chaves clonadas ou roubadas.

De manhã, ao se dirigir ao veículo, para ir para o local de trabalho, por exemplo, o proprietário tem apenas de desativar o SecuriAlert através da app FordPass e dar, assim, início à sua viagem.