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Ford Fiesta renova estética e reforça vertente tecnológica

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Mais tecnológico e com imagem levemente reformulada, o novo Ford Fiesta renova-se para fazer face à concorrência cada vez mais forte do segmento, ainda um dos mais importantes na Europa. Em destaque está a vertente tecnológica, mais reforçada, bem como o equipamento de segurança num modelo de design aprimorado.

Tem por base a arquitetura B da Ford – também utilizada pelo SUV compacto Ford Puma –, continuando a oferecer variantes de três e de cinco portas. Visualmente, o renovado Fiesta demarca-se pelo design mais expressivo, havendo agora uma diferenciação maior entre diferentes versões. O novo estilo exterior em toda a gama inclui um design de capot que eleva a altura da secção dianteira, combinado com grelhas superiores maiores. O emblema da Ford está agora alojado no interior da grelha, em vez de estar colocado à face entre o capot e grelha. Na parte traseira, os farolins de série recebem novos contornos pretos para um aspeto mais sofisticado, enquanto os faróis traseiros em LED, disponíveis em opção, são completados com um acabamento exterior Premium Black.

Os modelos Connected, ST-Line e Active beneficiam, cada um deles, de elementos de estilo únicos, juntamente com uma gama alargada de cores exteriores, novas jantes e acabamentos interiores. A gama Fiesta é também alargada com novos packs que amplificam as personalidades ST Line e Active, além das versões X dotadas de um vasto equipamento.

A linha ST-Line, inspirada na divisão Ford Performance, pauta-se pela imagem mais desportiva, com grelha superior com acabamento tipo “ninho de abelha” em preto, mais profundo e brilhante. As aberturas laterais largas possuem acabamento na cor da carroçaria e uma grelha inferior maior contribui para o seu visual afirmativo. Por seu turno, a variante Active, inspirada nos SUV, distingue-se por elementos de design mais robustos, destacando o seu caráter aventureiro. A larga grelha superior apresenta barras verticais com acabamento em preto brilhante, com aberturas laterais mais altas e proeminentes, refletindo a postura mais alta do Active. Há também sete novos designs de jantes de liga leve e duas novas cores para a carroçaria azul ‘Boundless Blue’ e encarnado ‘Beautiful Berry’.

No que diz respeito à tecnologia, o Fiesta passa a contar com elementros como os faróis LED de série em todas as versões, embora se demarque a possibilidade de contar com a tecnologia de Matriz LED com funcionalidade ‘Glare-Free’ para as luzes de máximos e que podem também adaptar o padrão do feixe da iluminação para uma melhor visibilidade em condições exigentes. Basicamente, conseguem adaptar o feixe de luz consoante as condições de trânsito, impedindo assim o encandeamento dos condutores em sentido oposto. Com a tecnologia de iluminação de Matriz LED, as funções ‘Manoeuvring Light’ e ‘Bad-Weather Light’ são acionadas quando os sensores do veículo detetam uma tentativa de manobra a baixa velocidade ou a ativação dos limpa para-brisas, e ajustam automaticamente o padrão do feixe de luz para oferecer ao condutor uma superior visibilidade.

O novo Fiesta introduz também um painel digital de instrumentos com 12.3 polegadas que ajuda os condutores a manterem-se informados, sendo totalmente configurável pelo condutor. Consoante os modos de condução escolhidos, o painel apresenta temas exclusivos e uma área específica para informações prioritárias, como tecnologias de assistência à condução. Nas tecnologias de assistência à condução, passa a dispor de Informação de Perigo na Via e de Alerta de Sentido Proibido.

Motorizações eletrificadas em destaque

Os grupos propulsores eletrificados ajudarão os condutores do novo Fiesta a poupar combustível e a reduzir as emissões. A tecnologia mild hybrid EcoBoost Hybrid de 48 V ajuda a otimizar a eficiência de combustível, melhorando simultaneamente a aclamada dinâmica de condução do Fiesta, com uma aceleração reativa. A tecnologia funciona em conjunto com a opção de transmissão automática de sete velocidades Ford Powershift. Haverá ainda motores EcoBoost a gasolina.

Concebidos para reduzir os custos de utilização sem descurar o prazer de condução, elemento que está no centro do apelo do Fiesta, as versões EcoBoost Hybrid contam com um motor de arranque/gerador integrado (BISG), acionado por correia, no lugar do alternador convencional, permitindo a recuperação e armazenamento da energia normalmente perdida durante as fases de travagem e desaceleração para carregar uma bateria de 48 V, de iões de lítio, refrigerada a ar.

O BISG atua, também, como motor elétrico, integrando-se com o motor térmico e utilizando a energia armazenada para fornecer assistência de binário durante a condução e aceleração normais, bem como para fazer funcionar os acessórios elétricos do veículo. A tecnologia pode reiniciar o motor em apenas 350 milissegundos, permitindo ao sistema Auto Start-Stop desligar o motor em cenários em que, por exemplo, ao desacelerar para uma imobilização, a velocidade é inferior a 25 km/h, mesmo quando o veículo tem uma mudança engrenada, com o pedal da embraiagem pressionado, para uma economia de combustível ainda maior.

O novo motor EcoBoost Hybrid de 1.0 litro está disponível com 125 e 155 CV de potência, combinado com uma transmissão manual de seis velocidades. A eficiência de combustível WLTP é de 4,9 l/100 km e as emissões de CO2 de 111 g/km representam uma melhoria de 5% em comparação com um motor EcoBoost de 1.0 litro de 125 CV sem tecnologia híbrida, com poupanças de até 10% em cenários de condução urbana, de acordo com dados da Ford.

O motor EcoBoost Hybrid de 125 CV está também disponível com uma caixa automática de dupla embraiagem Powershift de sete velocidades, com consumo de combustível de 5,2 l/100 km e 117 g/km de emissões de CO2 segundo o ciclo WLTP.

O motor EcoBoost de 1.0 litro da Ford dispõe de uma potência de 100 CV, com um consumo de combustível de 5,2 l/100 km e 118 g/km de emissões de CO2 segundo o ciclo WLTP. Tal como a variante EcoBoost Hybrid, o motor recorre à tecnologia de injeção direta de combustível de alta pressão, abertura variável de válvulas e um desenho especial da cambota para um funcionamento refinado, e está disponível com uma transmissão manual de seis velocidades.

As experiências de condução envolventes do Fiesta podem ser adaptadas através dos modos de condução Normal, Sport e Eco, que permite aos condutores ajustar a resposta do acelerador, o controlo de estabilidade e de tração, e ainda os tempos de atuação da caixa de velocidades para os modelos com transmissão automática, para adequar as respostas e o desempenho aos cenários de condução. O Fiesta Active disponibiliza, também, os modos Trail e Slippery.

A par da renovada gama do Fiesta, a Ford mostrou também o novo Fiesta ST, desenvolvido pela Ford Performance, que poderá ler em separado num artigo dedicado.