A Ford vai prestar uma homenagem aos protótipos experimentais do GT de 1966 concebido pela Alan Mann Racing, com a apresentação no Salão de Chicago do novo Ford GT Alan Mann Heritage Edition.

Nos anos de 1965-1966, a Alan Mann Racing recorreu a materiais de baixo peso para criar o AM GT-1, bem como um segundo carro, com base no GT de primeira geração. Embora nenhum dos protótipos tenha vencido qualquer competição de renome, a utilização de materiais de baixo peso foi similar à fórmula que a Ford utilizou para vencer as 24 Horas de Le Mans com o GT de segunda fase (Mk II), em 1966.

Honrando esse mesmo espírito e a relevância dos protótipos então concebidos, a Ford levou a cabo uma edição especial do atual Ford GT, com a sua carroçaria em fibra de carbono ‘vestida’ com cores e decoração inspirada nas do AM GT-1.

Além de apresentar a mesma cor vermelha com grafismos dourados, esta edição limitada inclui ainda uma dupla faixa no tejadilho, apontamentos em branco ‘Frozen White’ e círculos identificativos com o número #16 nas laterais, capot e zona inferior da asa traseira. Outros componentes com fibra de carbono exposta ganham também visibilidade, incluindo as jantes de 20 polegadas, as saias laterais, o splitter dianteiro, as ranhuras da cobertura do motor, as capas dos espelhos ou o difusor posterior. Os travões da Brembo também contam com maxilas pintadas em vermelho.

No habitáculo, também há elementos identificativos desta versão especial, como fibra de carbono visível nas soleiras das portas e tablier, enquanto os bancos, também concebidos em carbono, estão revestidos a Alcantara com pespontos a vermelho e dourado. As costas dos bancos e os encostos de cabeça têm gravadas as siglas ‘GT’.

O volante desportivo conta com revestimento em Alcantara com pespontos pretos, enquanto as patilhas para a mudança de velocidades têm acabamento na mesma cor vermelha do exterior.

Aproximando-se do final da sua produção, o Ford GT nesta edição Alan Mann Heritage Edition presta uma homenagem sentida a Alan Mann Racing e ao apoio que a equipa prestou desde 1965. As lições retiradas com os protótipos concebidos pela Alan Mann Racing acabaram por ser aplicadas nos Ford GT40 que competiram de forma oficial em Le Mans e que culminaram com o triunfo retumbante sobre os então dominadores Ferrari, em 1966.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.