A Ford atualizou o Puma ST com a versão mais potente do motor 1.0 EcoBoost até hoje aplicada num automóvel da marca, com 170 CV, estando associado a uma caixa automática Powershift de dupla embraiagem e tecnologia de eletrificação suave mild hybrid de 48 V.

O popular SUV da marca americana ganha novos argumentos técnicos, graças à introdução da tecnologia de 48 V, ajudando a extrair valores de potência e de binário mais elevados, de 170 CV e 248 Nm, respetivamente. A aplicação da caixa PowerShift de sete velocidades e dupla embraiagem, com comandos por patilhas atrás do volante, permite um maior entrosamento na condução, permitindo tirar melhor partido do chassis com regulações exclusivas das barras de torção e barras estabilizadoras, para além do patenteado sistema de molas com vetorização de força.

Graças a estas novidades, o Puma ST acelera dos zero aos 100 km/h em 7,4 segundos, para um consumo de 6,3 l/100 km e emissões CO2 de 144 g/km.

“A equipa da Ford Performance recorreu a toda a sua experiência no desenvolvimento do Puma ST original para proporcionar uma condução divertida, com a assinatura ST, sem perder a utilização prática do nosso SUV compacto, que se torna ainda mais versátil com a nossa transmissão Powershift. Utilizamos a tecnologia ‘mild hybrid’ de 48 volts não só para melhorar a eficiência, mas também para melhorar a potência e binário máximos”, declarou Stefan Muenzinger, Diretor da Ford Performance Europa.

A tecnologia mild hybrid de 48 Volts do motor EcoBoost 1.0 Hybrid, já disponível para os clientes do Puma desde o lançamento do SUV em 2019, surge agora melhorada para proporcionar um nível de desempenho ainda maior no Puma ST Powershift. O sistema mild hybrid ativa a recuperação de energia mais rapidamente do que noutras aplicações, proporcionando uma recarga mais rápida da bateria de iões de lítio de 48 volts. Isto permite ao motor de arranque/gerador integrado com correia (BISG – Belt-Driven Integrated Starter/Generator) disponibilizar uma fase mais longa de reforço de binário, otimizando o desempenho do motor a baixas rotações. Além disso, o aumento da recuperação de energia permite mais 10 CV de assistência elétrica por parte do BISG para incrementar a potência de pico.

Combinado com a configuração exclusiva do software do motor a gasolina de três cilindros sobrealimentado e com injeção direta, o resultado final traduz-se num aumento de quase 10% na potência máxima, comparativamente com o motor EcoBoost Hybrid 1.0 de 155 CV.

Fornecendo até 170 CV às 5.750 rpm e até 248 Nm de binário às 3.000 rpm, o Puma ST Powershift desenvolve exatamente o dobro da potência/litro de um Focus ST170 de 2002.

Adicionalmente, o Puma ST Powershift beneficia da mesma tecnologia de válvulas de escape ativas do Puma ST para um melhor desempenho e uma sonoridade tipicamente ST em aceleração. Controlada pelos modos Drive selecionáveis, a válvula de escape ativa permanece fechada nos modos Normal e Eco, para uma utilização mais discreta no dia-a-dia, abrindo-se no modo Sport para intensificar a sonoridade desportiva.

A caixa de velocidades dispõe de função de reduções triplas, permitindo ultrapassagens mais rápidas quando os condutores solicitam a aceleração máxima. Com o Modo Sport Drive ativado, a transmissão mantém também mantém as relações mais baixas durante mais tempo, para uma capacidade de resposta mais desportiva. A transmissão Powershift automática permite, também, a funcionalidade Stop & Go para o Controlo de Velocidade Adaptativo disponível em opção, o qual consegue imobilizar totalmente o veículo a uma paragem completa em situações de trânsito para-arranca e recuperar automaticamente o andamento caso a imobilização do veículo for inferior a três segundos, ou recuperar o andamento manualmente após três segundos apenas com o toque num botão ou pressionando o acelerador. A transmissão possibilita também uma função Remote Start
(Arranque Remoto) através da aplicação FordPass.

Chassis ST de elevada sofisticação

O chassis do Puma ST Powershift aperfeiçoa a capacidade de resposta utilizando uma suspensão traseira de barras de torção com uma rigidez torsional de 2.000 Nm/grau – um aumento superior a 50% face ao Puma convencional – uma barra antirolamento de 28 mm integrada na secção em U e uma barra anti-rolamento dianteira de 24 mm.

As molas com vetorização de força, patenteadas pela Ford, contribuem também para melhorar a estabilidade, agilidade e capacidade de resposta do Puma ST Powershift. As molas não uniformes, com desenho helicoidal direcional e não intermutáveis, aplicam forças de vetorização à suspensão traseira e permitem que as forças em curva se desloquem diretamente para a mola, aumentando, assim, a rigidez lateral.

Esta avançada tecnologia de molas está combinada com quatro amortecedores Hitachi de tubo duplo e reativos à frequência, proporcionando a rigidez necessária para um melhor controlo da carroçaria, juntamente com a capacidade de anular pequenas imperfeições na estrada e obter um comportamento requintado a alta velocidade.

Com uma relação de 11,4:1 – quase 25% mais rápida do que a Puma convencional – a direção utiliza uma combinação de articulações dianteiras, braço de direção e caixa de direção com especificações ST, para uma melhor resposta em curva face ao Puma convencional, contando ainda com Controlo de Vetorização de Binário.

O desempenho do sistema de travagem melhorado é proporcionado por discos dianteiros de 325 mm.

Design que combina forma e função

Em termos estéticos, esta versão também apresenta algumas diferenças. O difusor aerodinâmico (splitter) Ford Performance integrado no para-choques dianteiro não só reforça as credenciais desportivas do Puma ST Powershift, como também aumenta a força descendente (downforce) frontal em quase 80% em relação ao Puma convencional.

Um grande spoiler de tejadilho traseiro e um difusor traseiro exclusivo estão também em destaque, sendo que as grelhas dianteiras superiores e inferiores do ST foram concebidas para maximizar a capacidade e eficiência de arrefecimento do motor.

O Puma ST Powershift introduz a nova cor Azura Blue, exclusiva para a versão ST, entre as seis opções de tons exteriores. Complementado, em opção, por um acabamento em preto brilhante para o tejadilho, a nova versão Puma apresenta, de série, acabamentos em preto na zona envolvente da grelha, elementos laterais, capas dos retrovisores exteriores e spoiler traseiro no tejadilho. O SUV oferece também de série o acabamento Magnetite nas jantes de liga leve de 19 polegadas de série.

No interior, os destaques do equipamento de série incluem bancos desportivos desenvolvidos pela Ford Performance com acabamento premium em couro sintético Sensico, base de carregamento wireless, para-brisas aquecido Quickclear, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, limpa para-brisas com sensor de chuva, modem FordPass Connect e sistema de comunicação e entretenimento Ford SYNC 3, compatível com Apple CarPlay e Android Auto.

Em termos de funcionalidade, mantém todo o espaço e versatilidade do Puma, oferecendo 456 litros de espaço de carga (com os bancos traseiros em posição normal), bem como a inovadora MegaBox Ford que disponibiliza um espaço de arrumação de 80 litros sob o piso da bagageira, onde é possível acomodar confortavelmente dois sacos de golfe em posição vertical.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.