A Ford anunciou uma série de iniciativas em termos de capacidade de fornecimento de baterias e de matérias-primas que irão permitir gerar um percurso mais simples com vista ao cumprimento das metas anuais que definiu, de vender 600.000 veículos elétrico por ano no final de 2023 e atingir o patamar dos dois milhões por ano no final de 2026.

A marca americana espera uma taxa de crescimento anual composta para veículos elétricos superior a 90% até 2026, mais do dobro do crescimento global previsto para a indústria. À medida que cria uma nova cadeia de fornecimento de veículos elétricos, mantendo os seus compromissos em termos de sustentabilidade e de direitos humanos, a Ford tem em curso um plano para que mais de metade da sua produção global até 2030 seja de elétricos, esperando atingir a neutralidade carbónica a nível mundial o mais tardar em 2050.

“A nova gama de veículos elétricos da Ford gerou um enorme entusiasmo e procura, pelo que agora estamos a adaptar o sistema industrial para que a possamos escalar rapidamente”, afirmou Jim Farley, Presidente e CEO da Ford e. “A nossa equipa Model e moveu-se com rapidez, foco e criatividade para assegurar a capacidade de baterias e de matérias-primas de que precisamos para fornecer veículos elétricos revolucionários a milhões de clientes”.

A Ford planeia investir mais de 50.000 milhões de dólares em veículos elétricos até 2026, apontando para margens EBIT totais de 10% em termos de companhia e de margens EBIT de 8% para VEs em 2026.

Ford Europa mantém-se em linha para se tornar 100% elétrica em 2035

Na Europa, a fábrica da Ford de Niehl, em Colónia, está atualmente a sofrer grandes atualizações em termos de construção, preparando-se para a produção de veículos elétricos no início em 2023. No processo inclui-se a construção de um novo edifício de 2500 metros quadrados que será a base da nova e eficiente linha de pré-cobertura de cinco camadas.

Para além disso, as atuais instalações de fabrico serão atualizadas com novas soluções energeticamente mais eficientes que permitirão uma redução em mais de 2.000 toneladas de CO2 e uma poupança superior a 2600 MWh em energia elétrica, por ano.

Espera-se que o primeiro veículo elétrico de passageiros venha a sair da linha de produção de Colónia em 2023, fabricando-se um segundo modelo 100% elétrico a partir de meados de 2024. Espera-se que o volume anual na nova fábrica atinja os 200.000 veículos por ano.

A remodelação da fábrica de Niehl representa um passo significativo para ajudar a Ford a alcançar um futuro totalmente elétrico na Europa e contribui para o seu objetivo de se tornar, até 2035, neutra em carbono em toda a sua pegada europeia de instalações, logística e fornecedores.

O volume de 600.000 veículos elétricos que a Ford espera alcançar globalmente em 2023 tem por base uma grande fatia de modelos Mustang Mach-E (270.000) na América do Norte, Europa e China, a que se juntam ainda 150.000 unidades dos F150 Lightning (na América do Norte), outros 150.000 Transit Electric (na América do Norte e Europa) e cerca de 30.000 unidades de um novo SUV para a Europa, cuja taxa de produção aumentará significativamente em 2024

Avanços nas baterias

A Ford está a acrescentar à sua carteira de produtos químicos células produzidas com base em fosfato de lítio de ferro (LFP), juntamente com as atuais soluções químicas de níquel cobalto manganês (NCM).

Isto permite criar uma ainda maior capacidade para produtos de alta procura e proporciona aos clientes muitos anos de operação com perdas mínimas de autonomia. Também reduz a dependência de matérias-primas mais críticas e escassos como o níquel, trazendo consigo, a custos correntes, uma poupança de 10 a 15% na fatura de materiais da Ford, face às baterias de NCM.

A companhia confirmou ter assegurado 100% da capacidade anual necessária de células de bateria – 60 gigawatts-hora (GWh) – para apoiar esta taxa de 600.000 VE, ao trabalhar com as principais empresas de baterias de todo o mundo.

A Ford anunciou que a Contemporary Amperex Technology Co., Ltd. (CATL) fornecerá pacotes completos de baterias do tipo LFP para os modelos Mustang Mach-E para a América do Norte a partir do próximo ano, bem como para a F-150 Lighting no início de 2024. A flexibilidade da arquitetura VE da Ford permite a incorporação eficiente da tecnologia prismática CATL LFP cell-to-pack, fornecendo capacidade incremental rapidamente à escala e satisfazendo a procura dos clientes.

A Ford também está a apostar na sua ligação de longa data com a LG Energy Solution (LGES) e a sua relação estratégica com a SK On para cumprir os seus objetivos de capacidade de baterias para o final de 2023.

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