M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Ford tem sido uma marca que não tem aparecido muito nas notícias relativas a automóveis elétricos. O Focus elétrico e o Mondeo híbrido têm servido mais como montra tecnológica do que a Ford é capaz de fazer, mas o público não tem demonstrado interesse ao nível dos carros elétricos de outras marcas. Só que tudo isso vai mudar em breve, já que a Ford vai apostar em força na eletrificação da gama, com 40 novas propostas deste género até 2022.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Destes 40 novos modelos, 22 vão ser híbridos e 16 vão ser elétricos puros, incluindo o Mach 1, um SUV desportivo inspirado no Mustang. Aliás, essa é uma das ideias de Ted Cannis, responsável pelo desenvolvimento de carros elétricos na estrutura da Ford. Cannis quer que os seus novos automóveis sejam entusiasmantes para o público, visualmente e em termos de condução, de modo a poderem lutar contra uma concorrência que está a responder às necessidades do mercado de ter carros ecológicos e práticos e interessantes ao volante.

Recentemente, a Ford anunciou que vai deixar de produzir automóveis ligeiros nos Estados Unidos, com exceção do Mustang, ficando apenas com crossovers, SUVs e pick-ups, os formatos de maior sucesso nos EUA. Estes veículos são mais pesados que automóveis normais, mas também têm estruturas com mais espaço para montar baterias e motores elétricos, oferecendo mais potência sem perda de autonomia e ligada às quatro rodas, sem necessidade de um veio de transmissão e poupando espaço no habitáculo e na bagageira. Na Europa, modelos como o Fiesta e o Focus não vão desaparecer, mas os SUVs também pode beneficiar desta tecnologia.

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