M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Fuso Trucks estreou recentemente o seu primeiro comercial ligeiro completamente elétrico, o Fuso eCanter, e as empresas europeias de transporte de mercadorias estão tão entusiasmadas sobre o novo modelo como as americanas estão com o Tesla Semi. No entanto, o modelo japonês é uma proposta muito mais acessível e racional para uso urbano que o seu congénere.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O Fuso eCanter tem seis baterias elétricas, com uma capacidade total de 13,8 kWh, suficiente para fornecer energia a um motor elétrico com potência de 175 cv, ao mesmo tempo que oferece uma autonomia de 100 km transportando um peso bruto máximo de quatro toneladas e meio. A Fuso reclama uma redução nos custos operacionais de 1000 euros por cada dez mil quilómetros percorridos por cada camião.

As primeiras unidades do eCanter já foram entregues a vários operadores em Berlim. A Deutsche Post DHL recebeu seis camiões, dois para a divisão DHL Freight (cargas individuais) e quatro para a DHL Paket (entregas para empresas). Três unidades foram entregues à DB Schenker, que está interessada em estudar o desempenho de veículos elétricos no ramo dos transportes. A Rhenus também vai ter três unidades para entregas residenciais, e a Dachser vai ter duas para transportes industriais em curtas distâncias. Esta última vai ter a sua própria unidade de recarga de baterias.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.