Mais potente, mais eficiente, com maior autonomia e variedade de aplicações ampliada. Esta é a essência da nova geração do camião ligeiro FUSO eCanter, comercial 100% elétrico cuja produção foi agora iniciada em Portugal, na fábrica da Mitsubishi FUSO Europe (MFTE), no Tramagal, concelho de Abrantes.

Após a sua estreia europeia, em Hanover, em setembro passado, a FUSO, marca subsidiária da Daimler Truck e representada em Portugal pela Astara, assinala o início da produção da quinta geração deste camião ligeiro no Tramagal, num evento que contou com a presença do primeiro-ministro António Costa e do secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio, além de representantes da empresa e outros convidados para celebrar a saída da linha de montagem da primeira unidade do novo modelo.

Para o CEO da Daimler Truck Asia, Karl Deppen, o início da produção do FUSO eCanter assinala um importante marco: “Na Daimler Truck estamos totalmente comprometidos com o Acordo Climático de Paris e em contribuir para o sucesso do transporte sustentável, razão pela qual pretendemos disponibilizar apenas veículos neutros em CO2 nos nossos principais mercados globais até 2039. Uma parte importante desta medida consiste em apoiar a transição dos nossos clientes para a mobilidade elétrica com o eCanter (fácil de utilizar, eficiente e elétrico), iniciando a produção na fábrica do Tramagal. Com esta ação, estamos a dar um passo importante em direção ao transporte neutro em CO2”.

Karl Deppen e Arne Barden, CEO da MFTE, anunciaram ainda outra importante meta: a produção de 250 000 unidades do FUSO Canter na fábrica do Tramagal, onde é produzido o Canter desde 1980.

“A equipa da MFTE orgulha-se de produzir o emblemático FUSO Canter aqui no Tramagal, agora na sua quinta geração. Expresso os meus agradecimentos aos profissionais altamente dedicados pela forma como geriram a preparação deste arranque”, referiu Arne Barden.

Note-se ainda que, no contexto da sua estratégia ecológica global, a unidade de produção da MFTE tem vindo a reduzir gradualmente as suas emissões de CO2 nos últimos anos, tendo alcançado no final de 2022 a neutralidade carbónica na produção.

Novos caminhos no transporte sustentável

Desde o lançamento do eCanter, em 2017, a FUSO tem afirmado o seu pioneirismo e espírito de vanguarda no desenvolvimento de camiões elétricos, trabalhando de forma consistente na criação de soluções de transporte sustentáveis. Atualmente, existem mais de 550 FUSO eCanter em utilização por clientes na Europa, Japão e Estados Unidos, bem como na Austrália e Nova Zelândia. O eCanter de nova geração prepara-se agora para levar esta história de sucesso a um novo patamar.

A produção já foi iniciada no primeiro trimestre de 2023, na fábrica irmã em Kawasaki, no Japão, cujas unidades são destinadas a este país e a outros mercados não europeus de todo o mundo. Na Europa, as vendas deste veículo vão iniciar-se em 17 mercados: França, Espanha, Portugal, Itália, Reino Unido, Irlanda, Alemanha, Áustria, Suíça, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Eslováquia, Grécia e Polónia.

Mais variantes, maior flexibilidade

De modo a responder a um leque ainda mais alargado de necessidades, a FUSO introduziu várias melhorias no eCanter da próxima geração: enquanto o modelo anterior estava disponível exclusivamente na versão de 7.49 toneladas, com uma distância entre eixos de 3400 mm, existe agora a possibilidade de escolha entre seis distâncias entre eixos (de 2500 a 4750 milímetros) e um peso bruto admissível de 4.25 a 8.55 toneladas.

A capacidade de carga do chassis é de até cinco toneladas. O novo eCanter conta com um sistema de transmissão otimizado e é alimentado por um motor elétrico de 110 kW (variantes com um peso bruto do veículo de 4.25 e seis toneladas) ou 129 kW (variantes com um peso bruto de 7.49 e 8.55 toneladas), com 430 Nm de binário. A velocidade máxima é de 89 km/h (limitada eletronicamente).

Consoante a distância entre eixos, estão disponíveis três baterias diferentes: S, M e L. As baterias utilizam tecnologia de células de fosfato de lítio e ferro (LFP), o que assegura uma longa vida útil e energia mais utilizável. A bateria da variante S tem uma capacidade nominal de 41 kWh e permite uma autonomia de até 70 quilómetros. Na variante M, a capacidade nominal é de 83 kWh e a autonomia pode atingir 140 quilómetros. Por último, a variante L (a mais potente), oferece uma capacidade nominal de 124 kWh e uma autonomia de até 200 quilómetros, sendo apta para distâncias mais longas de distribuição.

Esta expansão da gama de motorizações representa uma importante evolução face à geração anterior, que dispunha apenas de uma opção de bateria, com uma capacidade nominal de 81 kWh e uma autonomia de até 100 quilómetros.

Além disso, o sistema de regeneração pode aumentar ainda mais a autonomia, o que, ao mesmo tempo, minimiza as pausas para carregamento.

No que diz respeito ao carregamento da bateria, o eCanter admite até 104 kW de potência máxima de carregamento (CCS) nos postos rápidos. Assim, dos 20 aos 80% da capacidade, demora aproximadamente 24 (S), 26 (M) ou 39 minutos (L) a repor energia suficiente para novo ciclo de viagens. Já o carregamento AC (11 e 22 kW) demora entre quatro e seis horas, também em função da bateria.

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