O primeiro modelo dedicado da BMW M, denominado XM, está já em testes avançados de estrada, com os protótipos fortemente camuflados a rodarem para testar o sistema híbrido de 650 CV e as soluções dinâmicas para o chassis. O novo XM será revelado ainda este ano.

Com o seu desenho ainda oculto, o novo BMW XM cumpre os testes de estrada para verificação e desenvolvimento dos diversos sistemas, com o primeiro modelo Plug-in de alta performance da BMW M GmbH a escassos meses da sua apresentação mundial. Depois de os modelos i4 M50 e iX M60 revelarem a primeira etapa da desportividade sustentável da marca alemã, o XM oferece outra faceta com o primeiro sistema PHEV da BMW M.

No cerne desta composição está o novo motor V8 a gasolina que será combinado com um motor elétrico de alta capacidade para uma potência combinada de 650 CV e um binário máximo de 800 Nm, sendo a potência transferida para o asfalto por intermédio de um sistema específico híbrido M xDrive de tração integral. Este SUV terá ainda um bloqueio de diferencial eletrónico no eixo traseiro.

A produção do XM irá arrancar em dezembro, sendo este o modelo que assinala o 50º aniversário da BMW M GmbH, sendo este SUV de grandes dimensões uma declaração de intenções da marca para “quebrar convenções e forçar os limites”, de acordo com o CEO da companhia, Franciscus van Meel.

“A eletrificação dá-nos novas oportunidades para demonstrar aquele sentimento M inconfundível de uma forma fascinante e de transferi-lo para a estrada. Independentemente da sua tecnologia motriz, a nossa performance e os nossos carros de alta performance vão continuar a possuir um carácter autêntico e inconfundível no futuro”, acrescenta Meel.

Estes testes de estrada focam-se no ensaio em condições variadas, como troços de autoestrada a percursos sinuosos, a que se juntam ainda passagens por zonas de trânsito. Para estes momentos, a autonomia elétrica assume grande preponderância, tendo a marca uma estimativa de 80 quilómetros de autonomia com um único carregamento. O modo elétrico foi desenvolvido para oferecer mais do que apenas condução sem emissões – a divisão desportiva pretende que a condução em modo elétrico seja sinónimo também de aceleração desportiva mais forte.

A distribuição de pesos é equitativa (50/50) entre os dois eixos, ao passo que a suspensão evoluída beneficia de tecnologia Adaptive M Professional de série, com molas específicas e amortecedores com controlo eletrónico, a que se junta ainda, pela primeira vez num automóvel BMW M, tecnologia de barra estabilizadora eletromecânica graças à eletrificação de 48 V. Além de reduzir o rolamento em curva, permite também melhorar o conforto dos ocupantes, já que ajusta ativamente a altura do lado correspondente do veículo em que exista inclinação. A direção ao eixo traseiro está também incluída de série no XM, promovendo a agilidade a alta velocidade e nos centros urbanos.

O sistema de travagem foi também desenvolvido de raiz para este modelo, escondendo-se atrás de jantes especiais de liga leve que podem chegar às 23 polegadas.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.