A futura geração 100% elétrica do Porsche Cayenne será produzida na Eslováquia, tornando-se no quarto modelo da marca alemã produzido na fábrica de Bratislava com motorização elétrica. A Porsche já produz o Taycan naquela infraestrutura desde 2019, mas juntar-lhe-á o Macan (em 2014) e o 718 (meados da década).

Este é mais um passo no sentido da eletrificação das suas gamas, com o futuro Cayenne 100% elétrico de quarta geração a ser produzido também na fábrica multimarca do Grupo Volkswagen de Bratislava. A Porsche também já anunciou um novo SUV 100% elétrico para posicionar acima do Cayenne para a segunda metade da década, com produção assegurada para a fábrica da Porsche, em Leipzig (Alemanha).

Enquanto modelo de grande porte, o Cayenne tem estabelecido a sua marca no segmento dos SUV desportivos ao longo dos últimos 20 anos, com um sucesso continuado: a marca revela que o Cayenne conta com 95.604 unidades vendidas (à data do seu aniversário de 2022), sendo ainda a gama de modelos com maior procura no ano passado.

Nota ainda para o facto de o Cayenne ter uma ligação muito próxima à fábrica de Bratislava: desde que a produção começou, em 2002, com as carroçarias pintadas a serem enviadas dali para Leipzig, onde foi produzido nas duas primeiras gerações. Com a terceira geração, a produção transferiu-se para Bratislava, desde 2017, dali saindo as versões com motor de combustão e híbridas plug-in.

Para já, o Cayenne será submetido a uma profunda renovação, com esta terceira geração a receber uma modificação bastante extensa que irá incidir em diferentes níveis: no motor, chassis, deisgn, equipamento e conectividade. Além de realinhar o seu portefólio de motores, os engenheiros do Centro de Desenvolvimento da Porsche, em Weissach, efetuaram profundas renovações ao sistema de chassis de forma a oferecer o melhor comportamento em diferentes situações: em estrada, off-road e conforto nas viagens de longa distância.

Conhecendo bem as instalações de Bratislava, Albrecht Reimold, membro do Conselho de Administração para a Produção e Logística da Porsche, refere que o “futuro Cayenne será o primeiro SUV elétrico a ser produzido ali. Estou seguro de que a equipa local irá estar meticulosamente preparada e irá colocar a nova geração na linha de partida – quando o momento chegar – com a característica qualidade da Porsche”.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.