Os novos furgões E-Tech têm por base a nova plataforma “skateboard” construída em torno da arquitetura SDV (Software Defined Vehicle) desenvolvida pela Ampere.
A nova gama de furgões 100% elétricos é flexível e escalável, dizendo a Renault que “vai redefinir o segmento”.
Os novos furgões recuperam os nomes Trafic, Estafette e Goelette que marcaram gerações e que a marca francesa agora reinventa com uma motorização totalmente elétrica.
Renault Trafic E-TechA Renault Trafic E-Tech elétrico tem um design monovolume e apresenta proporções contemporâneas.
Esta que é a quarta geração de uma família que chegou em 1980 tem um vão dianteiro curto e uma distância entre eixos alargada, com as rodas posicionadas nas extremidades a maximizar o espaço interior, A Trafic tem um raio de viragem equivalente ao de um Renault Clio.
Com menos de 1,90 m de altura, a Renault Trafic E-Tech pode aceder a parques de estacionamento subterrâneos.
As portas traseiras têm dobradiças assimétricas e são fortemente curvadas. Na traseira, o spoiler com defletores otimiza a aerodinâmica. O aspeto do furgão reflete as novas tendências de design da Renault
O Goelette E-Tech é um furgão facilmente transformável, que se adapta às necessidades dos empresários.
Inspirado no comercial ligeiro que esteve na estrada durante dez anos, a partir de 1956, o Goelette é resistente, robusto e fácil de transformar, como o seu antecessor
O Goelette E-Tech elétrico estará disponível em três versões: chassis-cabina, caixa de carga e plataforma basculante, abrindo caminho a uma vasta escolha de conversões à medida das necessidades dos empresários.
A secção traseira do Goelette não dispõe de equipamento específico, tendo sido concebida para uma gama “virtualmente infinita de acessórios e caraterísticas personalizadas”.
Estafette E-Tech
Por seu lado, o Estafette E-Tech é ideal para uma utilização last mile, tendo sido concebido a pensar na utilização citadina.
Tendo ido buscar inspiração ao furgão dos anos 60, o Estafette E-Tech é um comercial compacto que aprofunda o design do Renault Estafette Concept apresentado em setembro passado.
O furgão elétrico apresenta um grande para-brisas panorâmico, de três peças, para uma maior visibilidade, segurança e conforto de condução e inclui caraterísticas concebidas para utilizadores profissionais na cidade, tais como uma porta lateral deslizante, com calha integrada invisível e estribos de ambos os lados para facilitarem a entrada e a saída do veículo. A porta traseira é de persiana de uma só peça, otimizando o espaço de carga.
Tanto o Trafic, como o Goelette e o Estafette têm por base a nova plataforma “skateboard” construída em torno da arquitetura SDV (Software Defined Vehicle).
Esta plataforma “representa um avanço significativo na conceção de automóveis inteligentes, oferecendo flexibilidade, ergonomia e conetividade, com possibilidades virtualmente infinitas de personalização e custos de funcionamento reduzidos, garantindo simultaneamente elevados níveis de segurança e desempenho”, diz a marca em comunicado.
Os três veículos comerciais ligeiros 100% elétricos resultam de uma colaboração com a Flexis, a sociedade independente fundada pelo Grupo Renault, o Grupo Volvo e o Grupo CMA CGM.
A nova gama de furgões E-Tech elétricos deverá chegar ao mercado a partir de 2026.