Sempre ligada ao passado, a MINI atualizou os seus modelos compactos de três e de cinco portas (incluindo também o descapotável), com ligeiras mudanças estéticas e mais conteúdos tecnológicos. A gama de motores foi também retocada para uma maior eficiência geral. A chegada ao mercado dos MINI renovados está prevista para março.

Duas décadas depois do lançamento da geração moderna do MINI, os modelos de três e de cinco portas receberam uma atualização estética e técnica para manter o sucesso da marca no segmento premium compacto.

Entre as novidades visuais, os novos MINI passam a contar com grelha hexagonal com inserção na cor da carroçaria, tecnologia LED de iluminação no equipamento de série, reentrâncias laterais com novo design e menção do modelo, além de luzes traseiras LED com estilo da bandeira britânica (Union Jack) e para-choques diferente. A marca destaca ainda novas cores de carroçaria (cinzento Rooftop Grey, azul Island Blue e amarelo Zesty Yellow) e novos desenhos de jantes de liga leve de 17 e de 18 polegadas para estes seus modelos.

As luzes dianteiras LED têm nova moldura (nalguns casos em preto brilhante), ao passo que o para-choques tem uma ‘cortina de ar’ nas laterais, havendo ainda uma nova função de iluminação de mau tempo, que substitui as luzes de nevoeiro.

Em estreia absoluta, a MINI apresenta também o Multitone Roof (tejadilho multi-tom), que eleva o potencial de personalização para um novo patamar. Ou seja, em vez de ser uma cor única no tejadilho, a marca aplica uma noção de gradação na cor, variando do azul San Marino para o esverdeado Pearly Aqua até ao preto Jet Black. Para o efeito, a MINI recorre a um processo de pintura ‘wet-on-wet’, com as três tonalidades a serem aplicadas uma após a outra.

No interior, também há novidades relevantes, como os volantes, que pela primeira vez têm a opção de aquecimento, a par de novos revestimentos e saídas da climatização diferentes. A instrumentação multifunções assenta num ecrã de 5.0”, surgindo na consola central com acabamento em preto brilhante um ecrã de 8.8” de grafismo moderno. Os bancos desportivos com cor Light Chequered são outra adição para o MINI, juntamente com a iluminação ambiente.

Outras competências

Quanto à técnica, a MINI aplicou alguns melhoramentos nesta atualização de gama, com a adoção de chassis adaptativo com amortecimento de frequência seletiva para um maior equilíbrio entre conforto e dinamismo com a filosofia de condução ao estilo de um kart. Trata-se de uma nova versão da suspensão adaptativa, que está disponível pela primeira vez num modelo da MINI, com uma válvula adicional a permitir uma maior suavidade na passagem por mau piso, sobretudo para lidar com os pontos de pressão súbitos. A força de pressão do amortecedor é ajustada entre 50 e 100 milésimos de segundo.

Dependendo da situação de condução e das condições da estrada, a força de amortecimento pode ser reduzida até 50%, melhorando o conforto ao passar por lombas ou desníveis ligeiros, mantendo o carácter desportivo em curva, por exemplo. Esta tecnologia estará disponível para todas as variantes de modelos, com exceção dos MINI One First, MINI One e MINI Cooper SE. Este último surge com um travão de estacionamento elétrico de série, estando disponível também para outros modelos como opção (exceção, uma vez mais, do One First).

Novidade ainda é a chegada do sistema de cruise control ativo com função de stop & Go para tráfego em autoestrada, a par dos sistemas de manutenção na faixa de rodagem com intervenção na direção.

Gama ampla de motores

A gama de motores para os MINI de três e de cinco portas é ampla e abarca unidades de três e de quatro cilindros TwinPower Turbo. O motor 1.5 de três cilindros está disponível em variantes de 75 CV, 102 CV e 136 CV, enquanto o bloco 2.0 de quatro cilindros oferece potências de 178 CV e 231 CV para as duas versões John Cooper Works. Já com filtros de partículas de gasolina integrados, estes motores cumprem com a norma Euro 6d de emissões de CO2.

Os motores de combustão estão associados a caixas manuais de seis velocidades de série, podendo receber ainda uma transmissão automática de sete velocidades para os modelos de tração dianteira (não disponível nas versões de entrada dos MINI de três e de cinco portas). Os modelos JCW contam com uma variante na forma de uma caixa Steptronic de oito velocidades, em vez da de sete.

No caso da versão elétrica, a Cooper SE, aplicam-se as mesmas melhorias técnicas e estéticas, com a bateria de 32.6 kWh a permitir uma autonomia entre 203 e 234 quilómetros com uma única carga.

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