A Skoda apresentou a sua nova linha desportiva RS assenta na gama Octavia, com a principal novidade a ser a diversificação da gama em três variantes diferentes, incluindo uma híbrida plug-in inserida na estratégia iV de eletrificação da marca checa.

A quarta geração do Octavia não descarta a emoção desportiva, com a sigla RS pronta para adornar a carroçaria deste modelo de nova geração, sendo, no entanto, a primeira vez que são oferecidas três opções desportivas sob a mesma filosofia desportiva- uma RS iV (híbrida plug-in), uma 2.0 TSI (RS) e outra a gasóleo 2.0 TDI. Os modelos com motor a gasolina debitam 245 CV e o turbodiesel 200 CV, embora este último seja o único que pode receber tração integral opcional.

O RS iV de 245 CV de potência combina um motor 1.4 TSI de 150 CV com um motor elétrico de 85 kW (116 CV) e 330 Nm de binário, para um valor combinado de 245 CV de potência e 400 Nm de binário, tendo tração dianteira e caixa automática DSG de seis velocidades. A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 7,3 segundos para uma velocidade máxima de 225 km/h.

O modelo com motor 2.0 TSI surge com caixa manual de seis velocidades ou automática de sete. Já o 2.0 TDI de 200 CV está sempre associado a uma caixa automática de sete velocidades e a tração integral é opcional. Os dois modelos a gasolina contam com diferencial autoblocante eletrónico.

Design desportivo em preto

Os modelos RS mantêm o foco desportivo, com para-choques mais agressivos e inúmeros apontamentos em preto, como a grelha, o difusor ou as caixas dos espelhos retrovisores. Na carrinha, as barras do tejadilho também surgem em preto. Há ainda spoilers RS em preto e jantes de 18 polegadas na mesma tonalidade. As maxilas dos travões têm tonalidade encarnada. As jantes de 19 polegadas são opcionais.
a carregar vídeo

No interior, a cor dominante é também o preto e os apontamentos desportivos multiplicam-se. O volante redesenhado em couro enverga o logótipo RS. Os bancos dianteiros desportivos têm os encostos de cabeça integrados, com tecido em preto, existindo ainda bancos ergonómicos opcionais com acabamento em Alcantara. Os bancos apresentam o logótipo RS e podem ter pespontos contrastantes em vermelho ou cinzento.

O condutor pode ter acesso ao sistema de instrumentação Virtual Cockpit com um modo desportivo adicional. Os três RS contam com modos de condução selecionáveis de série, incluindo um novo modo RS. Entre os pontos de destaque está ainda a redução da altura ao solo em 15 mm para o 2.0 TSI e para o 2.0 TDI fruto de uma suspensão desportiva. O Controlo Dinâmico de Chassis (DCC) está disponível como opção, ajustando o amortecimento de forma imediata consoante a forma de condução. Com direção progressiva, os Octavia RS permitem ajuste de parâmetros como a suspensão, amortecimento, direção ou funcionamento da caixa DSG.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.