Genebra/19: Alfa Romeo Tonale Concept junta tradição italiana aos Plug-in

05/03/2019

A Alfa Romeo assume a entrada no universo dos Plug-in Híbridos com a apresentação de um concept que prefigura a produção de um novo SUV compacto. O Tonale Concept tem uma vocação dinâmica com aspeto desportivo tipicamente ‘alfista’, mas com um pensamento também para utilização urbana.

O visual distintivo, de acordo com a Alfa Romeo, projeta a marca para o futuro, com uma combinação bem medida de tradiconalismo com o vanguardismo inerente a uma nova era de mobilidade. Cada detalhe, acrescenta ainda a Alfa, foi desenhado com as necessidades do condutor no pensamento, procurando combinar ergonomia, funcionalidade, materiais de topo e dinamismo.

Entre os apontamentos que remetem para o passado, as jantes de 21 polegadas com pneus Pirelli exclusivos são evidentes com desenho em formato de marcador de ‘disco’ dos telefones antigos, uma tradição que data da década de 1960, então com o icónico 33 Stradale. Combina também aspetos de outros modelos clássicos, como o Duetto ou Disco Volante Spider. Na dianteira, o característico ‘Trilobo’ da Alfa Romeo e a grelha que serve de ponto central. Os faróis com estilo ‘3 mais 3’ incutem dinamismo e robustez, evocando os SZ e Brera.

O interior também conjuga a paixão pelo desporto e a funcionalidade, “orientado para o condutor, mas não egoísta”, uma vez que a configuração está concebida para quatro passageiros. Os materiais contrastantes, como o alumínio e o couro ou a Alcantara, acolhem os ocupantes. A instrumentação conta com painel de 12.3 polegadas e um ecrã central tátil de 10.25 polegadas promovem funcionalidade e conectividade avançada. Entre esses estão as novas funcionalidades ‘Alfista’ e ‘Paddock’.

O primeiro é um universo integrado de experiências entre adeptos da marca, com informações sobre clubes e eventos de comunidades, estando assim sempre a par dos eventos da marca, enquanto a segunda é uma espécie de ‘garagem’ digital, ou loja, para compra em tempo real de melhorias de equipamento e de performance.

O primeiro Plug-in Híbrido da Alfa Romeo não renega à filosofia da ‘mecânica das emoções’ e coloca o motor elétrico ao serviço do prazer de condução, graças a um motor elétrico traseiro que maximiza a eficiência e as prestações. Mantendo o conceito de modos de condução DNA, o modo ‘Dynamic’ evolui para o ‘Dual Power’, havendo no sistema de infoentretenimento um modo ‘E-Mozione’ para afinações específicas do acelerador, travagem e direção. ‘Natural’ continuar a ser o melhor em termos de conjugação entre eficiência e performance, ao passo que o mais ecológico passa a ser o ‘Advance E’ (em vez do ‘Advance Efficiency’), para utilização em modo elétrico.

Também presente no Salão de Genebra está a nova gama ‘Alfa Romeo Racing’ com inspiração na equipa que agora vai competir no Mundial de Fórmula 1, recorrendo a decoração específica e a um kit aerodinâmico exclusivo desenvolvido em parceria com a Sauber Engineering.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.