Genebra/19: Italdesign DaVinci é tão versátil como o ‘herói’ do Renascimento

06/03/2019

Prestando a sua homenagem ao histórico inventor/artista/cientista Leonardo DaVinci, a Italdesign revelou no Salão de Genebra um concept de design elegante para um Grande Turismo puramente elétrico ou, de forma mais conservadora, também com motores térmicos.

Na configuração elétrica, o DaVinci conta com dois motores elétricos, um em cada eixo, enquanto o pack de baterias está montado sob o piso. No entanto, mimetizando as mesmas credenciais de transfiguração do revolucionário artista do Renascimento, a Italdesign concedeu a este DaVinci Concept a possibilidade de também ser concebido como um modelo equipado com motores de combustão interna e tração integral, neste caso com um 4.0 V8 a servir de base. Tudo isso sem que sejam necessárias alterações profundas.

Quanto ao estilo, a fluidez das linhas marca este concept, que também apresenta alguns elementos bastante chamativos, como o facto de contar apenas com duas portas laterais que, quando abertas ao estilo ‘asas de gaivota’, permitem acesso aos lugares da frente e de trás. Além disso, na dianteira, destaque para a solução aerodinâmica ‘S-Duct’ no capot, que permite a passagem do ar pela frente de forma eficaz, enquanto na traseira o realce vai para os farolins OLED e para o spoiler traseiro ativo. Os pneus específicos para este modelo foram concebidos pela Pirelli, visando reduzir a resistência ao rolamento e assim tornar os veículos mais eficientes.

a carregar vídeo

Quanto ao interior, conta com três ecrãs, embora em configurações algo diferentes da usual, uma vez que um deles está em posição central entre os dois bancos da frente e outro está imediatamente à frente do lugar do passageiro. Pormenor interessante é também a integração dos comandos da climatização no próprio tablier logo abaixo das saídas de ar da climatização.

A marca italiana adianta que este é apenas um concept, mas que, havendo o interesse necessário, poderia ser posto em produção com pequenas mudanças. E, numa nota ainda mais positiva, poderia adaptar-se a diferentes plataformas de diferentes fabricantes….

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.