M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A General Motors é o primeiro construtor generalista a anunciar que vai dedicar-se a construir automóveis completamente elétricos. O construtor americano delineou os objetivos para a sua futura gama de automóveis como “zero acidentes, zero emissões e zero congestionamento”, confirmando também automóveis autónomos.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Atualmente, a GM produz o crossover Chevrolet Bolt (vendido na Europa como Opel Ampera-E) e o executivo Cadillac ELR (que usa a plataforma do anterior Chevrolet Volt), mas nos próximos 18 meses vai lançar dois novos modelos elétricos com a mesma tecnologia do Bolt. Estes dois serão os primeiros de 20 novos modelos que a GM pretende introduzir até 2023 nas marcas americanas Chevrolet, Buick, Cadillac e GMC e nas chinesas Baojun, Jiefang e Wuling. Nenhuma destas está disponível na Europa, depois que a GM vendeu a Opel ao Grupo PSA.

Mas o futuro não passa só por automóveis com baterias elétricas. A General Motors tem feito muita investigação nas células de combustível e apresentou uma nova plataforma rolante, conhecida como SURUS (Superestrutura Universal Rolante, Utilitária e Silenciosa), que dará origem a novos modelos movidos a hidrogénio, sem emissões poluentes.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.