A Maserati entrou em definitivo na era da eletrificação com o novo Ghibli Hybrid, um passo ambicioso da marca italiana, que terá como etapa seguinte a apresentação do superdesportivo MC20 em setembro.

A escolha de introduzir a tecnologia híbrida na berlina Ghibli não foi coincidência: com mais de 100.000 unidades produzidas desde o seu lançamento em 2013, o Ghibli permitiu à Maserati responder à necessidade de entrar no mundo da eletrificação, embora com uma solução híbrida centrada, em primeiro lugar, na melhoria da performance, ao mesmo tempo que reduz o consumo de combustível e as emissões.

A tecnologia híbrida explora a energia cinética que o automóvel acumula quando em movimento, recuperando-a e transformando-a em eletricidade durante a desaceleração e a travagem, e armazenando-a numa bateria.

O grupo motopropulsor foi desenvolvido pelos técnicos e engenheiros do Maserati Innovation Lab, em Modena, consistindo na combinação de um motor de combustão interna de 2.0 litros (de quatro cilindros, turbocompressor) com um alternador a 48 Volt e um sobrealimentador elétrico adicional (e-Booster), apoiado por uma bateria. A bateria está montada na traseira, com benefícios em termos de uma melhor distribuição do peso. Ainda assim, em comparação com o anterior Diesel, este Ghibli híbrido pesa cerca de 80 kg menos.

No total, este Maserati debita 330 CV de potência máxima e 450 Nm de binário máximo logo a partir das 1500 rpm, o que lhe permite acelerar dos zero aos 100 km/h em 5,7 segundos e atingir os 255 km/h de velocidade máxima. A marca garante, ainda, ter trabalhado na sonoridade de forma a manter a sua tradicional nota acústica, graças ao escape otimizado, que inclui ressonadores especialmente concebidos para o efeito.

Estilo italiano

O Ghibli Hybrid apresenta um novo design exterior e interior, em que o denominador comum da renovação estilística é a cor azul, escolhida para identificar todos os modelos com tecnologia híbrida.

No exterior, essa cor azul é aplicada nas três emblemáticas tomadas de ar laterais, nas pinças de travão e no raio da oval que envolve o Tridente, colocada no pilar traseiro. O mesmo tom de azul reaparece no interior do veículo, em particular nas costuras bordadas dos bancos. O novo Ghibli Hybrid também estreia novos conteúdos estilísticos, nomeadamente a nova grelha frontal, com barras redesenhadas para representar um diapasão, engenho musical que emite um som de extrema pureza, que também evoca o próprio símbolo do Tridente.

Foram operadas ainda modificações significativas na traseira do modelo, onde os farolins foram totalmente redesenhados, com um perfil ao estilo de um bumerangue, inspirado pelo 3200 GT e pelo protótipo Alfieri.

Nova conectividade

O modelo desportivo estreia ainda o novo programa Maserati Connect, que permite estabelecer uma ligação permanente com o automóvel. Além de atualizar o software, o sistema realiza verificações no veículo e monitoriza os serviços de Safety Security em condições de emergência.

Por outro lado, o sistema multimédia Maserati Intelligent Assistant é de última geração, baseado em contributos digitais da Android Automotive, software que oferece uma experiência de utilização personalizável em função das preferências pessoais do condutor. O ecrã HD do sistema multimédia, com novos gráficos, mais intuitivo e desprovido de moldura, viu a sua dimensão aumentar de 8.4 para 10.1 polegadas. Também é introduzido um novo painel de instrumentos com mostradores digitais e novo grafismo.

O caminho rumo à eletrificação

O novo Ghibli Hybrid representa o primeiro passo de um plano que irá levar à eletrificação de todos os novos modelos da Maserati. Os primeiros automóveis totalmente elétricos da marca serão os novos GranTurismo e GranCabrio, agendados para 2021.

FICHA TÉCNICA
Motor: 4 cilindros em linha, Mild Hybrid com eBooster e BSG a 48 Volt, injeção direta, turbo
Cilindrada: 1998 cc
Potência máxima: 330 CV às 5750 rpm
Binário máximo: 450 Nm às 4000 rpm
Caixa de velocidades: Automática ZF de oito velocidades, tração traseira, diferencial autoblocante
Aceleração 0-100 km/h: 5,7 s
Velocidade máxima: 255 km/h
Consumo combinado WLTP: 8,5-9,6 l/100 km
Emissões CO2 combinadas WLTP: 192-216
Pneus dianteiros/traseiros: 235/50 R18
Comprimento x Largura x Altura (mm): 4971 x 1945 x 1461
Distância entre eixos (mm): 2998
Capacidade da mala: 500 litros
Peso: 1878 kg

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