Modelo com uma vida comercial excecionalmente longa, o Alfa Romeo Giulietta deverá ter terminado a sua ‘carreira’ na passada semana, com a marca italiana a finalizar a produção do compacto familiar em Itália. Por enquanto, ainda não há sucessor direto anunciado, mas a ‘porta’ está aberta para uma alternativa.

Lançado no verão de 2010, o Giulietta destacou-se pelo seu estilo aprimorado e elegante, à imagem das criações da Alfa Romeo, mantendo-se em comercialização ao longo de uma década sem grandes revoluções estéticas, embora tenha recebido esporádicas evoluções tecnológicas e técnicas. Porém, até pelo seu posicionamento mais premium, o Giulietta nunca foi um modelo de grande volume comercial, atingindo ao longo desses dez anos de ‘carreira’ um valor em redor das 450 mil unidades vendidas na Europa.

De acordo com algumas fontes italianas, o Giulietta cessou a sua produção a 22 de dezembro, até antes do prazo previsto, que era a 4 de janeiro. O modelo era produzido na fábrica italiana de Cassino.

Fonte oficial da Alfa Romeo não confirmou o final de produção, mas adiantou que a mesma iria ser terminada em 2021, mantendo-se o modelo em comercialização em Portugal, aproveitando o ‘stock’ existente com motores 1.4 T-Jet de 120 CV a gasolina e 1.6 JTDM-2 de 120 CV (turbodiesel). Os preços arrancam nos 25.255€ na variante a gasolina.

A mesma fonte explicou ainda que será iniciada a produção no último trimestre de 2021 do novo SUV de segmento C, o Tonale (em baixo), baseado no concept apresentado no Salão de Genebra de 2019. “O Tonale trará o estilo italiano único da Alfa Romeo e dinâmica de condução incomparável para um dos principais segmentos de SUV em todo o mundo. Será também o primeiro veículo híbrido plug-in (PHEV) da marca”, é-nos explicado.

Durante a sua produção, dois ‘facelifts’ tornaram o Giulietta mais consentâneo face aos seus rivais do segmento, um em 2013 e outro em 2016, embora nunca tenha abandonado o essencial do seu estilo. Por outro lado, foi da sua autoria o regresso do trevo verde que é símbolo dos modelos desportivos ‘Quadrifoglio Verde’, com uma potência de 235 CV extraídos a partir do motor 1.7 TBI a conferirem-lhe uma aura mais dinâmica.

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