O novo Volkswagen Golf R ‘20 Years’ tornou-se no modelo da linha ‘R’ mais rápido a cumprir uma volta ao circuito alemão de Nürburgring Nordschleife, registando um tempo de 7m47,31s, colocando em evidência os ganhos obtidos ao nível técnico pelo modelo compacto da marca alemã.

O Golf especial de aniversário bateu o anterior recorde do Golf R no circuito da montanha de Eifel por mais de quatro segundos, graças ao acréscimo do equipamento de base, melhoria do chassis e ao incremento na potência – que é 333 CV –, dando mais uma prova de competência naquele que é um dos circuitos mais exigentes do mundo. Face à versão Golf R de base, esta edição especial conta com mais 13 CV.

Com este motor 2.0 TSI turbo de quatro cilindros, o Golf ‘20 Years’ acelera dos zero aos 100 km/h em apenas 4,6 segundos, tendo uma velocidade de ponta limitada eletronicamente nos 270 km/h.

Entre o equipamento de série especial montado neste modelo, destaque para o pacote R-Performance, que em associação com as tecnologias Driving Dynamics Manager e R-Performance Torque Vectoring (vetorização de binário), permitem ao Golf R ‘20 Years’ colocar em pista todos os seus atributos evolutivos em matéria de modelos desportivos de alta performance.

Esta unidade idêntica em tudo a um modelo de série, foi pilotada pelo piloto de desenvolvimento Benjamin Leuchter, que também participou ativamente na conceção e afinação dos modos de condução, com especial enfoque no modo especial para o circuito de Nürburgring, denominado ‘Special’ – este modo específico confere ao Golf R ‘20 Years’ uma afinação do chassis específica, mais concretamente no amortecimento.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.