GR Supra Racing Concept: O retorno de uma lenda há muito desejada

06/03/2018

A longa espera por este concept valeu a pena. A Toyota surge em Genebra com uma série de novidades importantes e uma das mais chamativas é o protótipo que antecede a versão de produção do novo Supra. Um nome icónico para a Toyota com um longo historial na orla dos desportivos, mantendo-se ainda hoje como um automóvel com muita procura pelos amantes de velocidade e das transformações.

A versão apresentada em Genebra ainda não é a de produção, mas sim um protótipo que ‘veste’ o seu melhor fato de competição, ao mesmo tempo, retirando muita inspiração da participação da Toyota e do seu braço desportivo, a Gazoo Racing, nos diferentes campeonatos em que participa, do Mundial de Ralis (WRC) ao Campeonato de Endurance (WEC), sem esquecer o Campeonato Japonês de GT (SuperGT), no qual o nome Supra também granjeou sucessos de relevo. Numa piscadela de olho a essa mesma dimensão, a marca de Akio Toyoda deixa escapar que o novo GR Supra Racing Concept “também mostra o potencial futuro de um carro capaz de oferecer elevadas prestações tanto na estrada como em pista”.

Genes de competição

Um carro compacto e de duas portas, o GR Supra Racing Concept tem uma configuração purista de motor dianteiro/tração traseira e utiliza avançados materiais leves na sua construção. Uma equação que tira partido dos ensinamentos da Toyota Gazoo Racing (ainda se lembra do que é a Gazoo?) no universo da competição, expressando, de acordo com a marca nipónica, a qualidade ‘Fun to Drive’ (divertido de conduzir) que é abordada pela Toyota como uma das formas de fazer automóveis cada vez melhores. Uma promessa tentadora daquilo que será o Supra de nova geração, modelo que, recorde-se, tem desenvolvimento em parceria com a BMW (que terá o seu novo Z4).

O desenvolvimento deste Toyota respeita a crença de Kiichiro Toyoda, fundador do fabricante de automóveis, que afirmou que a participação no automobilismo oferece desafios como as prestações e a durabilidade que podem ajudar a desenvolver carros melhores, ao mesmo tempo que geram interesse e entusiasmo entre os fãs do desporto automóvel.

Desta forma, o concept de corridas tem uma carroçaria com design dramático que inclui uma grande asa traseira. Faz uso extensivo de material compósito rígido, mas leve, para elementos como o para-choques dianteiro e traseiro, splitter dianteiro e difusor traseiro, saias laterais, caixas dos espelhos retrovisores exteriores e asa traseira. O capot é fabricado a partir do mesmo material e apresenta entradas de ar com cortina. O para-brisas e janelas laterais são feitos em plástico para reduzir o peso total.

O chassis deste concept possui suspensão dianteira e traseira rebaixada utilizando componentes de equipamento original. As jantes de competição BBS com fixação de porca central estão equipadas com pneus de corrida Michelin. O sistema de travagem usa pinças e discos da Brembo Racing e existe ainda um escape de competição.

O habitáculo está totalmente focado no mundo do desporto automóvel e dispõe de painel de bordo de corrida e de banco do condutor e arnês de segurança da OMP, que forneceu também o volante de remoção rápida, montado em coluna de direção de competição e equipado com um sistema de passagens de caixa por patilha. As portas são revestidas com painéis de fibra de carbono e o painel de bordo inclui um mostrador de competição.

Os requisitos de segurança do desporto automóvel são cumpridos por uma estrutura tubular anti-capotamento completa, extintores de incêndio, tubagens de alimentação e de travagem, caixa de pedais, bateria e cablagens todos desenhados seguindo as normas do desporto automóvel.

O grande número “90” exibido nas suas portas é uma referência histórica ao nome de código do Supra e uma grande pista visual de que este concept anuncia o regresso do Supra numa quinta geração.

Herança valiosa

Para já, o GR Supra Racing Concept revive a grande herança de um dos automóveis desportivos mais famosos da Toyota, que evoca potência, prestações e comportamento eficaz ainda hoje com legiões de fãs no Japão e nos Estados Unidos da América.

A isso não é alheio o facto de, durante anos, ter sido um dos carros ‘estrela’ do popular jogo de simulação automóvel Gran Turismo (com uma não menos lendária decoração da Castrol) e de ter sido o carro que Brian O’Conner (interpretado pelo malogrado Paul Walker) utilizou para competir em linha reta com o ‘muscle car’ de Dom Toretto (Vin Diesel) no primeiro filme da saga Velocidade Furiosa. E que, pelo meio, também obliterou um Ferrari 355 Spyder.

Uma vez mencionado o capítulo dos videojogos, note-se que o GR Supra Racing Concept deve ser apresentado numa nova atualização do jogo da franquia Gran Turismo Sport para Playstation 4, desenvolvido pela Polyphony Digital, e cujo lançamento deverá acontecer em abril de 2018. A sua popularidade deriva ainda do mundo da animação japonesa, aparecendo com frequência na saga Initial D, a qual acompanha um jovem piloto de drift, Takumi Fujiwara, que constrói uma reputação de imbatibilidade ao volante de um… Toyota Corolla AE86.

O logótipo Supra apareceu pela primeira vez em 1978 numa versão maior e mais potente do Celica da segunda geração, antes de se estabelecer como modelo de existência própria. Conhecido como A40, o Supra original foi seguido por três novas gerações: o A60 em 1981, o A70 em 1986 e o A80 em 1993.

O desportivo GT de motor dianteiro/tração traseira manteve-se em produção até 2002 e, na sua geração final, era o modelo de produção em série mais potente da Toyota. A reputação do Supra foi altamente reforçada pelo seu sucesso no desporto automóvel. Mais concretamente, a quarta geração do Supra, introduzida em 1993, tornou-se a força dominante na disciplina All-Japan GT – que corresponde à série Super GT de hoje – triunfando na classe GT500 por quatro vezes.

O Toyota Supra também competiu nas corridas de desportivos American IMSA na década de 1980 e alinhou por duas vezes em Le Mans, na década de 1990.