A aposta do Grupo BMW na eletrificação é cada vez maior, na medida em que a companhia, que detém as marcas BMW, MINI e Rolls-Royce, pretende que os veículos elétricos representem 50% do seu total de vendas global até 2030. Uma meta ambiciosa que foi explicada durante a Conferência Anual, realizada hoje em moldes digitais.

Confirmando-se a MINI como uma marca totalmente elétrica a partir de 2030, também a BMW ruma à eletrificação completa, embora até lá chegar existam patamares intermédios que passam, por exemplo, pelo lançamento de uma versão 100% elétrica de cada modelo da marca bávara em cerca de 90% dos segmentos de mercado até 2023, ano em que se prevê que existam 12 modelos 100% elétricos disponíveis.

Retornando à estratégia de grupo, aos atuais BMW i3, iX3 e MINI Electric, juntar-se-ão mais dois modelos da BMW até final do ano, os iX e i4, este último com um lançamento antecipado em três meses.

“O lançamento do BMW iX e do BMW i4 simbolizam o início da nossa ofensiva tecnológica em 2021: estes dois veículos totalmente elétricos serão uma referência para os modelos 100% elétricos, daqui para a frente” afirma Oliver Zipse, CEO do Grupo BMW.

Já confirmadas estão igualmente versões totalmente elétricas dos BMW Série 5 e X1, assim como o Série 7 e o sucessor do MINI Countryman, que será produzido em Leipzig, na Alemanha, com recurso a uma nova plataforma que permitirá produção de variante elétrica e de combustão. Essa deverá ser a última geração de modelos da MINI a dispor de motores térmicos, uma vez que a marca britânica pretende ser totalmente elétrica a partir de 2030.

Quando a segunda fase da transformação atual atingir o seu auge em 2025, as entregas de modelos totalmente elétricos terão crescido, em média, mais de 50% ao ano, ou seja, dez vezes mais em comparação a 2020. Nas previsões do grupo, até ao final de 2025, terão sido entregues cerca de dois milhões de veículos totalmente elétricos em todo o mundo.

O caminho para a transformação e a ‘nova classe’

No caminho da transformação para a mobilidade totalmente elétrica, o Grupo BMW está a trabalhar em três fases. A primeira está relacionada com o Projeto i, que abrange nova tecnologia, transformando o ‘know-how’ elétrico para a produção em série, sendo aprimorada ao longo dos anos com a sua integração sobretudo nos híbridos Plug-in (PHEV) e de novos serviços BMW, como o BMW Connected Drive. A segunda fase de transformação começou com a oportunidade de escolher entre a combustão e a eletricidade no mesmo veículo, numa possibilidade de escolha mais ampla de acordo com as necessidades do cliente.

 

A terceira fase entrará em vigor a partir de 2025, quando a linha de produtos do grupo for realinhada com base no ‘Neue Klasse’, ou seja, a nova classe. Esta abordagem será caracterizada por três aspetos principais: uma arquitetura de tecnologias de informação e software totalmente redefinida, uma nova geração de sistemas de transmissão e baterias elétricas de alto desempenho e uma abordagem totalmente nova e radical para a área da sustentabilidade, que envolva todo o ciclo de vida do veículo.

“O Grupo BMW nunca está satisfeito com o que conquistou até agora ‒ isso é o que nos diferencia do restante mercado. Este espírito determinado é o que caracterizará o Neue Klasse: alta tecnologia sobre quatro rodas para clientes que desejam experimentar como será a mobilidade em 2030”, afirma Zipse.

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