A Opel anunciou a conversão da sigla GSi em GSe como forma de identificar os seus futuros modelos de aptidões mais desportivas.

No âmbito do plano do construtor alemão para, até 2024, oferecer uma versão eletrificada de cada modelo da sua gama, e de ser uma marca totalmente elétrica na Europa até 2028, a Opel decidiu reavivar o conceito GSi, adaptando-o à nova era e figurando agora como uma nova submarca topo de gama.

No entanto, vale também a pena recordar que a sigla GSE não é inédita na Opel, já que no passado o Commodore e o Monza tiveram ambos versões GSE, embora então como alusão a ‘Grand Sport Einspritzung’ (em inglês, ‘Grand Sport Injection’). No futuro, o ‘e’ será de elétrico.

Além das diferenças visuais, os futuros modelos agraciados com a sigla GSe terão direito a configuração de chassis específico para maior envolvimento na condução e altas prestações em autoestrada sem prejudicar o seu foco ambiental com emissões zero.

“É com imenso prazer que anuncio o regresso da designação GSe como a nossa submarca topo de gama e desportiva, no futuro imediato. Inspirámo-nos, mais uma vez, na nossa rica história – tal como fizemos com o nosso novo design aclamado pela crítica – e demos-lhe um toque moderno. No futuro, a sigla GSe não será apenas sinónimo de automóveis dinâmicos e prazer de condução, passando também a representar o conceito ‘Grand Sport electric’, em total alinhamento com os nossos ambiciosos planos de nos tornarmos numa marca 100% elétrica”, declarou Florian Huettl, CEO da Opel.

Recentemente, a Opel apresentou o Manta GSe, uma interpretação moderna do lendário Manta de 1970. Este modelo mostra bem como as linhas de 1970 são, ainda hoje, intemporais. O Opel Manta GSe constitui também uma homenagem ao Manta A que, mais recentemente, serviu de inspiração ao design do novo rosto da marca, o Opel Vizor, que integra organicamente, num único módulo, a grelha, o sistema de iluminação e o emblema Blitz da marca. Todos os novos modelos Opel apresentam o Vizor – incluindo os novos Opel Astra e Opel Astra Sports Tourer.

O multipremiado Manta-e GSe segue também o caminho “simply electric” da Opel rumo à eletrificação da marca, sejam veículos de passageiros ou veículos comerciais ligeiros. Até 2024, todos os modelos Opel serão eletrificados e o cliente tem já tem a possibilidade de optar entre 12 modelos eletrificados, desde os híbridos plug-in como o Grandland e o Astra, aos veículos 100% elétricos a bateria do citadino Corsa-e ao “salão sobre rodas” Zafira-e Life, e ao Combo-e Cargo ao furgão Movano-e.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.