Integrando-se no plano estratégico ‘PACE!’, apresentado em novembro de 2017, o GT X Experimental é o reflexo de um profundo processo de estudo e de reflexão sobre a marca e sobre os seus valores – ao todo, são 156 anos de existência industrial e 120 de engenharia automóvel, pelo que o objetivo de inovar continua bem presente na Opel.
“Com o nosso plano “PACE!”, temos uma visão muito clara sobre como queremos criar um futuro de sucesso para a Opel. O foco numa identidade bem vincada pelos nossos valores – uma marca alemã, acessível e emocionante – desempenha um papel crucial no nosso regresso ao sucesso sustentado. O nosso protótipo de ‘Brand Concept’ demonstra como estes valores vão tomar forma nos nossos produtos. O GT X Experimental dá uma ideia clara de como nós, na Opel, vemos a mobilidade do futuro”, afirma o CEO da Opel, Michael Lohscheller.
O novo lado alemão da Opel vai buscar o melhor dos valores tradicionais da Alemanha – engenharia de excelência, admiração genuína por máquinas bem executadas, bem como o foco em funcionalidade, qualidade e fiabilidade num formato SUV compacto de pouco mais de quatro metros de comprimento (4063 mm), caracterizando-se ainda pelos 1830 mm de largura, 1528 mm de altura e 2625 mm de distância entre eixos.
Para ganhar em eficiência, o Opel GT X Experimental está construído sobre uma arquitetura de baixo peso, recorrendo a jantes de 17 polegadas (que parecem muito maiores), com o propósito de maximizar o conforto em andamento mas, ainda assim, darem ao automóvel uma aparência marcante. Na linha do compromisso do plano estratégico de oferecer versões elétricas de cada modelo Opel em 2024, o GT X Experimental é um automóvel elétrico com bateria de iões de lítio de nova geração, com capacidade de 50 kWh, capaz de receber carga por indução.
Pelo lado tecnológico, note-se que o GT X Experimental não pretende oferecer condução autónoma plena. No entanto, possui funções de autonomia de Nível 3, o que significa que o automóvel é capaz de encarregar-se de todas as vertentes da condução mas o condutor tem de estar em condições de responder a uma solicitação de intervenção.O futuro design Opel
A equipa do Vice-Presidente de Design da Opel, Mark Adams, desenvolveu uma nova filosofia para o design específico dos modelos da marca à luz dos princípios ditados pelo novo lado alemão, associando pureza à emoção. De acordo com a marca, “a carroçaria do GT X Experimental revela formas robustas e superfícies fluidas bem estruturadas”, com a parte inferior pintada de cinzento brilhante enquanto capô e tejadilho surgem num azul extremamente escuro. A separar estas cores está uma assinatura a amarelo que percorre a carroçaria para sublinhar dinamismo. Esta combinação cromática revisita o tradicional cinza/preto/amarelo da Opel, numa configuração modernizada.
O GT X Experimental possui um interior espaçoso, sem obstáculos no acesso, graças a portas traseiras de abertura antagónica, comummente denominadas de ‘suicidas’, e todas as portas com grande abertura de 90 graus. O para-brisas panorâmico estende-se até aos lugares traseiros, o que confere luminosidade especial ao habitáculo e reforça a sensação de espaço.
Os desenhadores da Opel também encontraram formas de reduzir as chamadas ‘linhas de corte’ na carroçaria – que existem devido a diferentes aberturas, como portas e tampas. A linha de corte superior de todas as portas está ocultada no friso amarelo. Por seu turno, a das portas traseiras é partilhada com a da tampa da bagageira. Dispensa, ainda, os tradicionais espelhos retrovisores e os puxadores de portas, a carroçaria assume-se como uma tela suave contínua onde se integram detalhes surpreendentes como, por exemplo, pequenas câmaras integradas no friso amarelo junto ao capô, que substituem os espelhos exteriores.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.