Portas suicidas e motor elétrico: A inspiração para os futuros Opel

22/08/2018

Não irá chegar à produção, mas revela a direção em termos de estilo que a Opel vai seguir no futuro. O concept GT X Experimental levanta o ‘véu’ sobre os modelos vindouros da companhia de Rüsselsheim, promovendo igualmente a motorização elétrica como solução para o futuro num formato SUV coupé de cinco portas.

Integrando-se no plano estratégico ‘PACE!’, apresentado em novembro de 2017, o GT X Experimental é o reflexo de um profundo processo de estudo e de reflexão sobre a marca e sobre os seus valores – ao todo, são 156 anos de existência industrial e 120 de engenharia automóvel, pelo que o objetivo de inovar continua bem presente na Opel.

“Com o nosso plano “PACE!”, temos uma visão muito clara sobre como queremos criar um futuro de sucesso para a Opel. O foco numa identidade bem vincada pelos nossos valores – uma marca alemã, acessível e emocionante – desempenha um papel crucial no nosso regresso ao sucesso sustentado. O nosso protótipo de ‘Brand Concept’ demonstra como estes valores vão tomar forma nos nossos produtos. O GT X Experimental dá uma ideia clara de como nós, na Opel, vemos a mobilidade do futuro”, afirma o CEO da Opel, Michael Lohscheller.

O novo lado alemão da Opel vai buscar o melhor dos valores tradicionais da Alemanha – engenharia de excelência, admiração genuína por máquinas bem executadas, bem como o foco em funcionalidade, qualidade e fiabilidade num formato SUV compacto de pouco mais de quatro metros de comprimento (4063 mm), caracterizando-se ainda pelos 1830 mm de largura, 1528 mm de altura e 2625 mm de distância entre eixos.

Para ganhar em eficiência, o Opel GT X Experimental está construído sobre uma arquitetura de baixo peso, recorrendo a jantes de 17 polegadas (que parecem muito maiores), com o propósito de maximizar o conforto em andamento mas, ainda assim, darem ao automóvel uma aparência marcante. Na linha do compromisso do plano estratégico de oferecer versões elétricas de cada modelo Opel em 2024, o GT X Experimental é um automóvel elétrico com bateria de iões de lítio de nova geração, com capacidade de 50 kWh, capaz de receber carga por indução.

Pelo lado tecnológico, note-se que o GT X Experimental não pretende oferecer condução autónoma plena. No entanto, possui funções de autonomia de Nível 3, o que significa que o automóvel é capaz de encarregar-se de todas as vertentes da condução mas o condutor tem de estar em condições de responder a uma solicitação de intervenção.

O futuro design Opel

A equipa do Vice-Presidente de Design da Opel, Mark Adams, desenvolveu uma nova filosofia para o design específico dos modelos da marca à luz dos princípios ditados pelo novo lado alemão, associando pureza à emoção. De acordo com a marca, “a carroçaria do GT X Experimental revela formas robustas e superfícies fluidas bem estruturadas”, com a parte inferior pintada de cinzento brilhante enquanto capô e tejadilho surgem num azul extremamente escuro. A separar estas cores está uma assinatura a amarelo que percorre a carroçaria para sublinhar dinamismo. Esta combinação cromática revisita o tradicional cinza/preto/amarelo da Opel, numa configuração modernizada.

O GT X Experimental possui um interior espaçoso, sem obstáculos no acesso, graças a portas traseiras de abertura antagónica, comummente denominadas de ‘suicidas’, e todas as portas com grande abertura de 90 graus. O para-brisas panorâmico estende-se até aos lugares traseiros, o que confere luminosidade especial ao habitáculo e reforça a sensação de espaço.

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Os desenhadores da Opel também encontraram formas de reduzir as chamadas ‘linhas de corte’ na carroçaria – que existem devido a diferentes aberturas, como portas e tampas. A linha de corte superior de todas as portas está ocultada no friso amarelo. Por seu turno, a das portas traseiras é partilhada com a da tampa da bagageira. Dispensa, ainda, os tradicionais espelhos retrovisores e os puxadores de portas, a carroçaria assume-se como uma tela suave contínua onde se integram detalhes surpreendentes como, por exemplo, pequenas câmaras integradas no friso amarelo junto ao capô, que substituem os espelhos exteriores.

Para contrabalançar esta simplicidade de formas, os ‘designers’ criaram detalhes gráficos que dão energia suplementar à aparência do GT X Experimental. Há formas geométricas triangulares gravadas na parte traseira da embaladeira do lado do condutor. Uma delas tem integrado um pequeno ecrã LED hexagonal que mostra o nível de carga da bateria. As jantes de 17 polegadas parecem muito maiores devido a aros de borracha relativamente volumosos que fazem os pneus parecer maiores. Os apontamentos a amarelo nas jantes enquadram o emblema da Opel, no centro. O emblema permanece fixo, mesmo com as rodas em movimento. Para sublinhar o carácter SUV, o GT X Experimental possui proteções integradas na carroçaria.

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