No evento em que revelou a conversão da sua pista de Lingotto no maior jardim suspenso da Europa, mas também o museu Casa 500, a Fiat definiu também os traços gerais da sua parceria com a (RED), entidade sem fins lucrativos criada em 2006 com o intuito de ajudar em causas sociais como a luta contra a fome e contra a SIDA.

As marcas Fiat, Jeep e RAM estabeleceram essa parceria com a (RED), comprometendo-se com um mínimo de quatro milhões de dólares, entre 2021 e 2023, para apoiar o trabalho crítico do Global Fund no combate às pandemias, como a da Covid-19. Para traduzir esse empenho, apresentou uma edição especial do seu 500, numa família que não será exclusiva a esse, mas que terá como particularidade o facto de cada modelo da série especial ter um elevado nível de ética social.

Nesse âmbito, o (500) pretende transmitir uma mensagem partilhada para cuidar do ambiente, do planeta e da suas pessoas. A bordo, o lugar do condutor é o único vermelho, sendo os outros três lugares em preto. Para aqueles que preferem uniformidade de cor, o modelo está também disponível com os bancos todos em preto e o logo (500)RED contrastante, ou todos em vermelho com um logo preto.

A (RED) foi fundada em 2006 para reunir empresas e pessoas em torno da luta para acabar com a SIDA. Hoje, a (RED) luta contra duas pandemias, a da SIDA e a da Covid-19, tendo gerado quase 700 milhões de dólares para o Global Fund. Mais de 220 milhões de pessoas foram apoiadas e o montante prometido pela Stellantis irá financiar mais programas de salvamento de vidas onde estes são mais necessários.

A série especial está disponível em toda a família 500: desde o novo (500)RED, ao (500)RED, (500X)RED e (500L)RED (este último não disponível em Portugal). O vermelho será mesmo a cor dominante, tanto no exterior (desde a carroçaria e logótipos até às tampas dos espelhos e elementos de design nas jantes de liga leve), como no interior (painel de instrumentos, detalhes de design nos tapetes, e os assentos exclusivos feitos com fio Seaqual, derivados de plásticos recuperados dos oceanos, com a assinatura Fiat e o logótipo (500)RED no encosto). O vermelho não será a única cor da série especial (RED); a paleta de cores da carroçaria inclui outras tonalidades específicas para cada modelo.

Todos os modelos da família (500)RED estão equipados com um filtro de ar tratado com uma substância biocida altamente eficaz (>99,9%) contra vírus e bactérias, o que pode parar a sua re-aerossolização no interior do compartimento de passageiros. Além disso, as superfícies de alguns dos componentes interiores com que os clientes mais entram em contacto, tais como o volante, os bancos e o interior do porta-bagagens, foram submetidos a um tratamento antimicrobiano altamente eficaz (até 99,9% dependendo dos componentes) contra vírus e bactérias, para que os clientes se sintam mais seguros a bordo.

Cada automóvel da família (500)RED está equipado com um ‘kit’ de boas-vindas, incluindo um doseador de higienizador de mãos e uma capa específica de chave para um toque final de personalização. No mesmo kit, os novos clientes (500)RED encontrarão também uma carta exclusiva assinada por Olivier François e Bono, dando-lhes as boas-vindas à comunidade (RED).

O Novo (500)RED inclui também outras características que o tornam imediatamente reconhecível, começando com o logótipo 500 na frente e o logótipo FIAT na porta traseira, agora em vermelho pela primeira vez como uma homenagem à (RED). O emblema específico na base da janela traseira e o logótipo 500 colocado ao meio do volante premium com estofos Soft Touch servem como lembretes adicionais da parceria.

Para além do novo e exclusivo Vermelho by (RED), o modelo está, também, disponível em Cinzento Mineral, Branco Ice e Preto Onyx. Outro toque atípico (RED) é o pedal do acelerador em alumínio anodizado vermelho, disponível em combinação com a configuração do interior com bancos de passageiros em preto e o banco do condutor em vermelho.

Do novo 500 elétrico ao de combustão

A série especial não é exclusiva ao novo 500 100% elétrico, estando igualmente disponível nos modelos de génese anterior. No caso do novo (500)RED, a série está disponível em duas variantes de carroçaria: berlina e descapotável com capota preta e com dois níveis de autonomia: uma com motor elétrico de 70 kW (95 CV) e alcance de até 190 quilómetros (WLTP) e outra de 87 kW (118 CV) e com uma autonomia de até 320 quilómetros (WLTP), que não está disponível em Portugal.

Já o (500)RED baseia-se na versão Dolcevita e, juntamente com as características partilhadas por toda a Família (500)RED, apresenta o logótipo (500)RED em ambos os pilares. O (500)RED Hybrid está disponível em Cinzento Pompeii, Branco Gelato e Preto Cinema, bem como em Vermelho Passione, claro. Esta versão é também embelezada com elementos de design cromados na secção frontal, grelha e puxadores de porta, no que diz respeito ao infoentretenimento, está equipado com um sistema multimédia com ecrã tátil de 7″ com Apple CarPlay e Android Auto beneficia ainda de jantes de liga leve de 15 ou 16″.

Disponível em versão berlina com teto panorâmico em vidro e como descapotável com capota preta, está equipado com um motor Mild Hybrid de 1.0 litros de 70 CV.

O (500X)RED é baseado na versão Cross e está disponível tanto na versão berlina como em configuração a “céu aberto” graças à capota preta Dolcevita. O logótipo (500)RED surge nos pilares da porta frontal, para complementar os detalhes de design partilhados com toda a série especial (RED). Além do Vermelho Passione, a paleta de cores inclui os tons Cinzento Moda, Branco Gelato e Preto Cinema, todos com complementos de design em vermelho. Os interiores apresentam tonalidade escura e os assentos pretos são embelezados com acabamentos em vermelho e costuras na mesma cor no apoio de braço. A conectividade é garantida pelo sistema Uconnect com ecrã tátil de 7″ com Apple CarPlay, Android Auto, dispondo ainda de jantes de liga leve de 19″.

O modelo está disponível com dois motores a gasolina da família FireFly – 1.0 litros de 120 CV e 1.3 litros de 150 CV – e motor Multijet Diesel de 1.3 litros com 95 CV.

Há ainda uma versão (500L)RED, a qual não estará disponível em Portugal.

Scooter elétrica (500 Iride)RED

A família (500)RED oferece ainda uma opção extra, desta vez não uma nova característica ou elemento de design, mas sim um sistema de mobilidade complementar que também torna as deslocações “last mile” sustentáveis, a (500 Iride)RED, produzida pela Mopar.

A designação “500 Iride” inspira-se nos icónicos faróis redondos do 500, sendo uma solução sustentável para os viajantes regulares: concebida para caber perfeitamente na bagageira do 500, a scooter elétrica proporcionará uma mobilidade sustentável na última etapa da viagem até ao coração da cidade. A “500 Iride” é dobrável e pesa 15 kg. Tem um alcance de até 30 quilómetros, velocidade máxima de 25 km/h e carrega em apenas 4h30, com o carregador doméstico incluído. Além disso, a aplicação dedicada pode ser utilizada para visualizar informações e gerir configurações e partilha direta a partir do seu smartphone.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.