Start-up chinesa quer entrar na corrida da eletrificação do automóvel com SUV futurista, elétrico e conectado. Lançamento previsto em 2021.

Um estudo recente da Bloomberg confirmou que as vendas de automóveis elétricos deverão superar as de modelos equipados com motores de combustão antes de 2030, com a China a assumir estatuto de líder de mercado, tanto no número de matrículas, como na produção de baterias e tecnologias.

Em 2018, venderam-se mais de dois milhões de automóveis elétricos, esperando-se que em 2025 o volume de vendas ultrapasse os 10 milhões de unidades. A grande maioria com o formato SUV da moda, que se multiplica a um ritmo… alucinante.

Da start-up chinesa Human Horizons chega-nos um novo SUV, o futurista HiPhi-1, modelo 100% elétrico com lançamento calendarizado para meados de 2021.

Entre as características diferenciadores, destacam-se as linhas imponentes e um ‘design’ especialmente arrojado, sobressaindo a secção dianteira, com uma barra iluminada a unir os grupos óticos. As portas traseiras de abertura tipo ‘suicida’ acrescentam um toque de espetacularidade ao conjunto, mas servem também para facilitar entradas e saídas do habitáculo. Tudo porque o HiPhi-1 que ser um dos mais versáteis e cómodos da categoria, a começar pelo espaçoso interior com três filas de dois bancos, para transportar até seis ocupantes em condições ótimas de conforto.

O SUV deste desconhecido fabricante baseado na China irá dispor ainda de todas as tecnologias de ponta para permitir condução autónoma ou conectividade entre veículos e infraestruturas. No painel de bordo, o destaque vai para os três enormes ecrãs digitais, um para a instrumentação, outro na consola central e um terceiro instalado no tablier, bem à frente do passageiro.

As primeiras informações disponíveis apontam para a possibilidade deste modelo contar com duas ou quatro rodas motrizes, existindo também várias opções de motorizações. Na versão topo de gama, o HiPhi-1 contará com dois motores elétricos de 268 cv, o suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em rapidíssimo 3,9 segundos. A autonomia anunciada é de 650 km.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.