Graças a esta combinação, as potencialidades do motor 1.6 i-DTEC saem reforçadas: não só a entrega da potência disponível é feita de maneira pronta e enérgica, como o aproveitamento do binário (300 Nm às 2000 rpm) garante recuperações suficientemente lestas para nunca ter preocupações de maior quando é fundamental ganhar ritmo depressa. Graças às nove velocidades disponíveis, a sensação de entrega dos 120 CV é de grande suavidade, havendo ainda que mencionar a linearidade dessa mesma entrega ao longo das relações.
Além disso, caso seja necessário baixar velocidades rapidamente, a caixa consegue saltar relações para ir ‘buscar’ o regime de motor mais adequado para os intentos do condutor. A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 10,7 segundos, de acordo com os dados da marca e, caso assim seja necessário, há modo Sport e patilhas atrás do volante para condução mais dinâmica. Realce ainda para o pormenor da ausência da tradicional alavanca da caixa de velocidades, tomando o seu lugar uma série de botões a partir dos quais se escolhem os modos de condução – Neutro (N), Marcha-Atrás (R), Condução/Sport (D/S) e Parque (P).
Além disso, noutro ponto positivo, o motor Diesel é praticamente inaudível no habitáculo, ficando assim demonstrado o bom trabalho da Honda na área da insonorização do interior e no refinamento do bloco. O consumo anunciado é de 4,1 l/100 km, com a média do nosso ensaio a ficar-se pelos 5,4 l/100 km, embora tivesse sido possível baixar este valor mais um pouco caso o nosso percurso usual de 100 quilómetros não tivesse contado com um inusitado engarrafamento causado por acidente alheio…
De resto, o Civic mantém a condução tendencialmente mais desportiva, com chassis muito bem concebido e direção precisa com ótimo ‘feedback’ para o condutor, a que se junta ainda a possibilidade de suspensão com amortecimento mais firme automático mediante a pressão num botão na consola central. Embora a diferença não seja muito significativa, o modo desportivo permite maior confiança em curva, potenciando a boa estabilidade lateral do veículo.As melhorias no bloco de 1.6 litros Diesel incluem tecnologias de redução do atrito nos cilindros e melhorias da eficiência de conversão dos óxidos de azoto (Nox), graças à utilização de novos processos de produção, diferentes materiais e componentes de nova geração para obter um motor completamente revisto. O objetivo foi, naturalmente, obter mais eficácia de funcionamento aliada a redução das emissões, consumos e ruído.
Bem equipado de série na versão EleganceNavi (sobretudo em matéria de segurança, com toda a gama Civic a beneficiar do completo leque de soluções HondaSensing), o acesso ao modelo Diesel com caixa automática tem custo base de 31.625€, valendo a pena fazer contas se o rendimento e tranquilidade conferidos pela caixa automática compensam o investimento face ao mesmo motor com caixa manual, com um custo de 29.725€ (também no equipamento Elegance Navi). No topo da oferta encontra-se versão Executivecom um preço de 34.525€ (ou 32.625€ na versão com caixa manual).
VEREDICTO
A chegada da caixa automática de nove velocidades é um trunfo importante para o Honda Civic, conferindo uma agradabilidade de condução ainda maior a este refinado motor 1.6 Diesel, que é suave na sua utilização e que oferece boas prestações para todos os momentos. Além de ser poupado, este motor 1.6 i-DTEC em associação com a caixa automática regista boa intensidade de propulsão, tanto em aceleração como em retomas, tendo o condão de adequar o regime do motor às necessidades de forma quase instantânea. Junte-se o comportamento exemplar e seguríssimo, a habitabilidade apreciável e a bagageira líder do segmento e o Civic turbodiesel é proposta a considerar para quem procura poupança em viagens mais longas com frequência. O custo da adição da caixa automática pode ser o seu maior entrave.
FICHA TÉCNICA
Honda Civic 1.6 i-DTEC Elegance Navi AT9
Motor: 4 cilindros em linha, injeção direta, turbodiesel
Cilindrada: 1597 cm3
Potência: 120 CV às 4000 rpm
Binário máximo: 300 Nm às 2000 rpm
Tração: Dianteira
Caixa: Automática, nove velocidades (modo manual/sequencial disponível)
Aceleração (0-100 km/h): 10,7 segundos
Velocidade máxima: 200 km/h
Consumo médio anunciado: 4,1 l/100 km
Emissões de CO2: 108 g/km
Peso: 1.337 kg
Comprimento/Largura/Altura (mm): 4518/1799/1434
Distância entre eixos (mm): 2698
Bagageira: 519-1267 litros
Suspensão dianteira: Independente, McPherson
Suspensão traseira: Independente multibraços
Preço: 31.625€
MAIS: CONDUÇÃO ENVOLVENTE; CONSUMOS; PRESTAÇÕES; REFINAMENTO; MALA; EQUIPAMENTO; HABITABILIDADE; FUNCIONAMENTO DA CAIXA.MENOS: ALGUMAS SOLUÇÕES DO HABITÁCULO (COLOCAÇÃO DA TOMADA USB, POR EXEMPLO); COMANDOS TÁTEIS NEM SEMPRE SIMPLES; PREÇO ELEVADO (APESAR DE BEM EQUIPADO); CÂMARA TRASEIRA NEM SEMPRE NÍTIDA.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.