Honda Civic 1.6 i-DTEC AT9: Suavidade automática

04/02/2019

A nova geração do Civic inova com a opção de uma caixa automática associada à motorização 1.6 i-DTEC de 120 CV, naquela que é a primeira vez que um Diesel com caixa automática está disponível neste compacto. A reboque de um maior refinamento, traduz uma condução bastante agradável, propondo igualmente grande eficiência nos consumos e emissões.

Graças a esta combinação, as potencialidades do motor 1.6 i-DTEC saem reforçadas: não só a entrega da potência disponível é feita de maneira pronta e enérgica, como o aproveitamento do binário (300 Nm às 2000 rpm) garante recuperações suficientemente lestas para nunca ter preocupações de maior quando é fundamental ganhar ritmo depressa. Graças às nove velocidades disponíveis, a sensação de entrega dos 120 CV é de grande suavidade, havendo ainda que mencionar a linearidade dessa mesma entrega ao longo das relações.

Além disso, caso seja necessário baixar velocidades rapidamente, a caixa consegue saltar relações para ir ‘buscar’ o regime de motor mais adequado para os intentos do condutor. A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 10,7 segundos, de acordo com os dados da marca e, caso assim seja necessário, há modo Sport e patilhas atrás do volante para condução mais dinâmica. Realce ainda para o pormenor da ausência da tradicional alavanca da caixa de velocidades, tomando o seu lugar uma série de botões a partir dos quais se escolhem os modos de condução – Neutro (N), Marcha-Atrás (R), Condução/Sport (D/S) e Parque (P).

Além disso, noutro ponto positivo, o motor Diesel é praticamente inaudível no habitáculo, ficando assim demonstrado o bom trabalho da Honda na área da insonorização do interior e no refinamento do bloco. O consumo anunciado é de 4,1 l/100 km, com a média do nosso ensaio a ficar-se pelos 5,4 l/100 km, embora tivesse sido possível baixar este valor mais um pouco caso o nosso percurso usual de 100 quilómetros não tivesse contado com um inusitado engarrafamento causado por acidente alheio…

As melhorias no bloco de 1.6 litros Diesel incluem tecnologias de redução do atrito nos cilindros e melhorias da eficiência de conversão dos óxidos de azoto (Nox), graças à utilização de novos processos de produção, diferentes materiais e componentes de nova geração para obter um motor completamente revisto. O objetivo foi, naturalmente, obter mais eficácia de funcionamento aliada a redução das emissões, consumos e ruído.

De resto, o Civic mantém a condução tendencialmente mais desportiva, com chassis muito bem concebido e direção precisa com ótimo ‘feedback’ para o condutor, a que se junta ainda a possibilidade de suspensão com amortecimento mais firme automático mediante a pressão num botão na consola central. Embora a diferença não seja muito significativa, o modo desportivo permite maior confiança em curva, potenciando a boa estabilidade lateral do veículo.

Bem equipado de série na versão EleganceNavi (sobretudo em matéria de segurança, com toda a gama Civic a beneficiar do completo leque de soluções HondaSensing), o acesso ao modelo Diesel com caixa automática tem custo base de 31.625€, valendo a pena fazer contas se o rendimento e tranquilidade conferidos pela caixa automática compensam o investimento face ao mesmo motor com caixa manual, com um custo de 29.725€ (também no equipamento Elegance Navi). No topo da oferta encontra-se versão Executivecom um preço de 34.525€ (ou 32.625€ na versão com caixa manual).

VEREDICTO

A chegada da caixa automática de nove velocidades é um trunfo importante para o Honda Civic, conferindo uma agradabilidade de condução ainda maior a este refinado motor 1.6 Diesel, que é suave na sua utilização e que oferece boas prestações para todos os momentos. Além de ser poupado, este motor 1.6 i-DTEC em associação com a caixa automática regista boa intensidade de propulsão, tanto em aceleração como em retomas, tendo o condão de adequar o regime do motor às necessidades de forma quase instantânea. Junte-se o comportamento exemplar e seguríssimo, a habitabilidade apreciável e a bagageira líder do segmento e o Civic turbodiesel é proposta a considerar para quem procura poupança em viagens mais longas com frequência. O custo da adição da caixa automática pode ser o seu maior entrave.

FICHA TÉCNICA
Honda Civic 1.6 i-DTEC Elegance Navi AT9
Motor: 4 cilindros em linha, injeção direta, turbodiesel
Cilindrada: 1597 cm3
Potência: 120 CV às 4000 rpm
Binário máximo: 300 Nm às 2000 rpm
Tração: Dianteira
Caixa: Automática, nove velocidades (modo manual/sequencial disponível)
Aceleração (0-100 km/h): 10,7 segundos
Velocidade máxima: 200 km/h
Consumo médio anunciado: 4,1 l/100 km
Emissões de CO2: 108 g/km
Peso: 1.337 kg
Comprimento/Largura/Altura (mm): 4518/1799/1434
Distância entre eixos (mm): 2698
Bagageira: 519-1267 litros
Suspensão dianteira: Independente, McPherson
Suspensão traseira: Independente multibraços
Preço: 31.625€

MAIS: CONDUÇÃO ENVOLVENTE; CONSUMOS; PRESTAÇÕES; REFINAMENTO; MALA; EQUIPAMENTO; HABITABILIDADE; FUNCIONAMENTO DA CAIXA.

MENOS: ALGUMAS SOLUÇÕES DO HABITÁCULO (COLOCAÇÃO DA TOMADA USB, POR EXEMPLO); COMANDOS TÁTEIS NEM SEMPRE SIMPLES; PREÇO ELEVADO (APESAR DE BEM EQUIPADO); CÂMARA TRASEIRA NEM SEMPRE NÍTIDA.

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