O Honda Civic Type R de nova geração recuperou o recorde de automóvel de tração dianteira mais rápido no circuito alemão de Nürburgring Nordschleife, batendo o anterior recorde estabelecido pelo Renault Mégane R.S. Trophy-R.

Evoluindo dinamicamente face ao modelo anterior, o novo Civic Type R conta com um motor 2.0 Turbo de 329 CV de potência, associado a uma caixa manual de seis velocidades, com a marca japonesa a indicar que este novo Civic foi desenvolvido com o foco na eficácia e no prazer de condução.

O novo desportivo completou uma volta ao circuito longo de 20.8 quilómetros em 7m44,881s, batendo por escassa margem o tempo do Mégane R.S. Trophy-R, estabelecido em 2019, de 7m45,390s.

Para esta volta recordista, o Civic Type R contou com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 Connect, desenvolvidos em parceria com a marca francesa de pneus, utilizando os conhecimentos obtidos na produção dos Pilot Sport 4 S, que são unidades de série no modelo à venda nos concessionários.

“Desde o início das vendas no Japão em setembro de 2022, recebemos bastantes opiniões de clientes de todo o mundo de alegria e entusiasmo, excedendo amplamente as nossas expectativas”, afirma Hideki Kakinuma, Líder de Desenvolvimento do Civic Type R, acrescentando que este recorde “era a missão que faltava cumprir”.

“Seis anos depois do recorde de volta estabelecido pela anterior geração do Civic Type R (FK8), alcançámos esta nova dimensão como resultado de toda a paixão que depositámos e de todos os avanços que conseguimos para este modelo Type R”, acrescenta.

Recorde-se que este Civic Type R é apontado como o derradeiro modelo da Honda a ter motor exclusivamente de combustão na Europa, já que toda a gama europeia é híbrida ou elétrica, esperando-se um reforço destes dois tipos de modelos nos próximos anos.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.