Contudo, a Honda realinhou a sua estratégia e prevê a total adoção de motores eletrificados, entre elétricos, híbridos, híbridos Plug-in e carros movidos a hidrogénio. Em 2019, dois passos determinados neste âmbito: o primeiro dado com o lançamento da nova geração do CR-V (já disponível) e o segundo com a ansiada chegada do novo citadino elétrico com base no EV Prototype.
Este último será a primeira ‘aventura’ da Honda no mundo dos veículos totalmente elétricos para um segmento em expansão, esperando-se que siga muito de perto a estética do concept revelado recentemente no Salão de Genebra, com uma autonomia entre os 200 e os 300 quilómetros.
Porém, o ano de 2019 não se fará só com estes dois modelos, já que a marca nipónica terá mais algumas novidades ao longo do ano, algumas relativas apenas a motorizações ou versões. Este é o caso do Civic Dynamic, com equipamento e estética ligeiramente mais agressiva (bancos em pele, jantes e capas dos espelhos em preto e spoilers inferiores), cuja chegada ao mercado far-se-á ainda este mês de março. Já em setembro, será a vez de o Civic Sedan receber um importante reforço na forma do motor 1.0 VTEC Turbo de 129 CV para maior competitividade num segmento que não deixa de ser importante nalguns mercados onde as carroçarias berlina continuam a dispor de grande atenção.
Em julho será a vez de o HR-V, o SUV mais compacto da marca, receber uma atualização estética e de conteúdos, para lidar com o crescente aumento de propostas SUV compactos. Também este terá uma variante mais dinâmica, cuja chegada está prevista para o mês de setembro, recorrendo ao motor 1.5 VTEC Turbo de 182 CV para prestações mais desportivas.
Objetivo ambiciosoApós alguns anos de perda de posição no mercado nacional, a Sózó, importadora da Honda em Portugal, está determinada em continuar a extrair o potencial que acredita existir ainda na marca, assentando num crescimento sustentado. Ainda assim, as metas para este ano são ambiciosas, conforme ficou patente no evento de apresentação do novo CR-V e no qual foram revelados também os objetivos para 2019.
O mais evidente é continuar a toada de consolidação que já se verificou no ano passado, no qual a marca cresceu 16,4% face a 2017, com um total de 1846 veículos vendidos em solo nacional, sendo que para 2019 a meta está situada acima das 2000 unidades, mais concretamente, nas 2200 matrículas, o que representaria um aumento de 19,2%. Uma meta ambiciosa, mas que a marca crê ter meios para concretizar num mercado em que o crescimento deverá ser de 3% para um número total de viaturas vendidas a rondar as 235 mil unidades.
Globalmente, porém, note-se que a Honda mantém a sua posição como uma das marcas mais fortes, tendo sido a quarta melhor em 2018 e com dois modelos na lista dos dez mais vendidos do mundo: o Civic em terceiro (englobando todas as carroçarias e versões) e o CR-V em sétimo, ainda que prejudicado por se encontrar numa fase de transição entre duas gerações.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.