Uma das marcas que mais sofreu com o caso dos airbags da Takata, a Honda empenhou-se nos últimos anos no desenvolvimento do seu próprio sistema de airbags, com o centro de investigação e pesquisa da Honda no Ohio, nos Estados Unidos da América (EUA), e a fornecedora Autoliv a trabalharem num airbag que tem como principal característica um esquema de três câmaras que são insufladas com o intuito de proteger a cabeça, amparando-a como uma luva de basebol, existindo ainda uma superfície a ligar as duas ‘almofadas’ laterais.
Com isso, consegue suportar ainda melhor a cabeça, desacelerando o seu impulso antes de chegar à parte central do airbag e, noutro efeito de proteção, impedindo a rotação pronunciada da cabeça em caso de embates laterais.
O primeiro veículo a dispor deste sistema de segurança ativa é o Acura TLX, apresentado esta semana para o mercado da América do Norte, mas será proposto a outros fabricantes através da Autoliv.
De acordo com a Honda, a ideia para este novo airbag partiu de um estudo lançado pelo Departamento dos Transportes dos Estados Unidos em 2013, que analisou diversas radiografias a lesões cranianas sofridas em acidentes de viação para criar uma metodologia de avaliação das lesões no neurológicas.
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