A Honda é a mais recente marca a anunciar o ‘adeus’ aos motores Diesel na Europa, juntando-se a companhias como a Toyota ou a Nissan.

Em contrapartida, a Honda irá reforçar a aposta na eletrificação com mais modelos híbridos e totalmente elétricos, embora a motorização 1.6 i-DTEC se mantenha no ativo até ao final da atual geração do Civic, de acordo com uma notícia avançada pela Automotive News Europe.

A marca japonesa quer ter dois terços das suas vendas correspondentes a híbridos e elétricos na Europa em 2025, com Dave Hodgetts, diretor da Honda no Reino Unido, a referir que “a partir de agora, nenhum modelo que surja terá um Diesel”.

Se o Civic mantém o Diesel, na forma de uma unidade revista do 1.6 i-DTEC de 120 CV, as restantes gamas deixarão de contar com essa mecânica, muito embora o renovado HR-V também deva contar com a mesma motorização na primeira metade de 2019. Contudo, o CR-V europeu já não terá o motor 1.6 Diesel, compensando com um sistema híbrido a gasolina de elevada eficiência.

O primeiro elétrico da Honda para o mercado europeu será revelado no Salão de Genebra de 2019, na forma de um citadino elétrico com base no Urban EV Concept.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.