O Honda Jazz e:HEV vai receber mais potência e novos detalhes estéticos a par de um novo nível de equipamento denominado Advance Sport, com pormenores exclusivos por dentro e por fora. A ideia é revitalizar a carreira deste mini-monovolume na Europa.

Tal como já aconteceu no Japão, onde é conhecido por Fit, o Jazz prepara-se para receber uma série de novidades, com destaque para a vertente técnica e para algumas diferenças estéticas, tanto no compacto convencional, como no mais aventureiro Jazz Crosstar.

Os níveis de equipamento Elegance e Advance passam a ter uma grelha mais definida e inserções mais escuras nos faróis, destacando-se ainda os para-choques mais esculpidos à frente e atrás, com zonas inferiores texturizadas. Novas cores para as jantes de liga leve do nível de Advance completam o leque de mudanças.

Por seu turno, o Crosstar recebe mudanças que sublinham a sua aparência mais robusta e aventureira. A grelha mais definida tem um padrão de ‘colmeia’ mais pronunciado, sendo acompanhada de para-choques revistos com inserções prateadas na zona inferior para simular as proteções da carroçaria. Há também novas saias laterais e novos acabamentos para as jantes de liga leve, a par de uma nova cor exterior de carroçaria, a azul ‘Fjord Mist’

No interior, há novos acabamentos e acabamentos coloridos, com o Crosstar a contar também com novos revestimentos nos bancos, a par de outras mudanças superficiais no tablier, painéis das portas, consola central e volante minimalista de dois raios.

A grande novidade é, pois, a chegada de uma versão de equipamento Advance Sport com uma cor exclusiva dedicada, a cinzento ‘Urban Grey’, incorporando novos para-choques, grelha desportiva, espelhos retrovisores exteriores em preto brilhante, a que se juntam ainda jantes de 16 polegadas. Por dentro, os bancos têm uma combinação de camurça sintética em preto com pele sintética cinzenta, juntando-se ainda um novo volante de três raios com pespontos contrastantes em amarelo.

Melhorias híbridas

Tecnicamente, o Jazz e:HEV dispõe de algumas alterações no sistema híbrido de última geração composto por dois motores elétricos, motor térmico de alta eficiência e relação única de caixa, num ‘pacote’ que não se alterou. Porém, melhorias no motor elétrico permitem-lhe oferecer mais 10 kW/14 CV, passando a potência disponível para 122 CV. Mas há mais melhorias no motor/gerador elétrico, que ganha 8 kW para um total de 78 kW/106 CV, ao passo que o motor 1.5 a gasolina de ciclo Atkinson passa a disponibilizar 107 CV. O binário permanece nos 131 Nm. Em termos de emissões, o Jazz e:HEV tem valores de CO2 desde 102 g/km (106 g/km no Advance Sport).

A transmissão automática também foi revista para maior suavidade e condução mais atrativa. A Honda garante que a aceleração foi trabalhada para ser mais intensa em todos os níveis de equipamento, embora o Advance Sport disponha de um mapa do acelerador revisto para oferecer maior impulso e melhorar as respostas quando pressionado de forma mais intensa. Nota ainda para o facto de manter os três modos de condução, destacando-se o ‘Econ’ para maior economia e eficiência e o ‘Sport’ para entrega mais intensa da potência.

Mas há mais: o Jazz e:HEV Advance Sport beneficia de revisões na afinação da suspensão, com um decréscimo na firmeza das molas dianteiras em 8%, mas um incremento de 20% na traseira, o que se traduz, de acordo com a marca, numa melhoria na capacidade dinâmica. Os amortecedores são mais rígidos para melhor dinâmica em curva.

Os Jazz passam igualmente a contar com capacidade de reboque de até 500 kg, respondendo dessa forma aos pedidos de muitos clientes.

Os sistemas de segurança Honda Sensing foram também revistos e melhorados, dispondo de câmara dianteira de grande angular para melhoria das capacidades de visão, reconhecendo as marcações da estrada, mesmo as laterais. A marca japonesa explica que os sistemas foram revistos para minorar a sua intrusão na condução quotidiana. A função de assistente de engarrafamento em autoestrada (Traffic Jam Assist) foi também melhorada para assegurar controlo da direção a partir dos 0 km/h.

As vendas dos renovados Honda Jazz e Jazz Crosstar deverão começar nos primeiros meses de 2023.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.