Honda junta-se à mais importante associação automóvel da Europa

17/01/2018

A Honda já está integrada na Associação Europeia de Construtores Automóveis (ACEA), um consórcio europeu que une diversos fabricantes automóveis presentes no Velho Continente e que congrega numa única voz os desejos e opiniões das marcas, o que se reveste de especial importância numa época em que a indústria responde aos desafios futuros de mobilidade, sustentabilidade e competitividade.

A Honda Europa emprega mais de 8000 pessoas neste continente, sendo uma fatia importante desse número aquele que se pode encontrar no Reino Unido, local onde tem 4000 funcionários na sua fábrica de Swindon (local exclusivo de produção Civic de cinco portas) e que recebeu, desde 1989, um enorme investimento de mais de 2.2 mil milhões de dólares.

Katsushi Inoue, diretor de operações e presidente da Honda Europa, explicou que a Europa “está na vanguarda dos desenvolvimentos globais no setor automóvel e a ACEA desempenha um papel valioso em nome da indústria europeia. Esperamos ser um membro ativo, cooperativo e construtivo. A Honda tem um forte foco no mercado europeu e a nossa adesão à ACEA irá aprofundar o nosso envolvimento na Europa, num momento de mudanças genuínas e dinâmicas dentro da indústria”.

A Honda assumiu o compromisso de dois terços das vendas europeias serem motorizações eletrificadas até 2025. Este objetivo é apoiado pelos departamentos de I&D europeus da Honda, no Reino Unido e na Alemanha, que continuam a trabalhar na condução autónoma, na segurança avançada e em motores ambientalmente eficientes.

A Honda tem uma forte participação em várias iniciativas de pesquisa europeias, incluindo o projeto de veículos conectados Drive C2X, o projeto de condução autónoma L3 Pilot e os programas de desenvolvimento de infraestrutura de veículos de hidrogénio HyFIVE e H2ME2 ainda em desenvolvimento.

Em 2018, a ACEA terá a liderança do português Carlos Tavares, que irá assim dividir o seu tempo entre o Grupo PSA e este consórcio, que ganha agora um reforço de peso.