O novo Honda Legend, prestes a ser lançado no Japão, vai ser o primeiro automóvel vendido no mercado local com tecnologias de condução autónoma de Nível 3, dando mais um passo na concretização do seu ideal de “Segurança para Todos”. A berlina de luxo japonesa estará disponível naquele país apenas em modelo de ‘leasing’.

A mais recente geração de tecnologias de segurança Honda Sensing propõem um passo em frente na segurança automóvel, recebendo a denominação ‘Elite’ em representação da sua maior competência tecnológica e funcional na assistência à condução.

Uma dessas tecnologias de “elite”, de acordo com a Honda, é o ‘Traffic Jam Pilot’, uma função de assistente de condução na autoestrada, que permite autonomia de Nível 3 para as tarefas da condução, disponível apenas para os locais específicos e pré-determinados, tendo recebido aprovação por parte do Ministério japonês do Território, Infraestrutura, Transportes e Turismo (MLIT). Este sistema pode assumir o comando do veículo em determinadas situações, por exemplo quando existe congestionamento de trânsito em autoestrada.

Para o efeito, o sistema determina a posição do veículo e as condições da estrada usando mapas de alta definição 3D e o sistema de navegação por satélite, com os sensores a detetarem a envolvência de 360º. Ao mesmo tempo, o sistema analisa o estado do condutor, utilizando câmaras de monitorização dentro do veículo. Graças a este conjunto de elementos e informações, a unidade de controlo eletrónico (ECU) efetua previsões e toma decisões consoante a situação e a circunstância mais adequada.

A Honda indicou que efetuou cerca de dez milhões de possibilidades reais em simulações de condução para garantir a segurança destes seus módulos eletrónicos, com cerca de 1.3 milhões de quilómetros conduzidos em testes de autoestrada. Para segurança suplementar, o Sensing Elite conta ainda com sistemas redundantes, como sucede nos aviões, que permite a segurança e fiabilidade caso algum problema seja detetado.

Para que os demais utilizadores da via reconheçam o Legend em modo autónomo, o veículo conta com luzes indicadoras azuis, enquanto os diversos sensores são disfarçados para não se tornarem demasiado visíveis em termos estéticos, mostrando discrição, requinte e sofisticação, sem se tornarem intrusivos. No interior, a instrumentação de 12.3” foi concebida para fornecer ao condutor informações rápidas e completas sobre o estado do veículo e sobre funcionalidade dos sistemas, ‘chamando-o’ de novo ao comando caso seja necessário.
a carregar vídeo

Nas condições ideais de condução, com o cruise control adaptativo (ACC) ligado e sistemas de seguimento de baixa velocidade e manutenção (LKAS) também em funcionamento, o Legend aceita ser conduzido sem intervenção do condutor na direção, podendo mesmo efetuar mudanças de via de forma independente, ligando o indicador de mudança de direção (vulgo pisca), embora requisitando apenas que o condutor veja que o carro pode fazer a manobra de forma segura. A Honda indica que o condutor pode até direcionar a sua atenção para a visualização de vídeos no ecrã central.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.