A Honda revelou os primeiros esboços do seu futuro SUV elétrico a lançar em 2024, o Prologue. O modelo está a ser idealizado nos estúdios de design na Califórnia, prevendo-se que seja o primeiro modelo de grande volume totalmente elétrico a ser comercializado pela Honda na América do Norte, fruto da parceria com a General Motors (GM).

As primeiras imagens do novo Prologue revelam um modelo robusto, estando a ser concebido com um elevado recurso a ferramentas digitais e de realidade virtual, tanto para o exterior, como para o interior. Desta forma, consegue-se acelerar a cooperação – mesmo que à distância – entre os estúdios de design da América e do Japão.

O líder de projeto Jiro Ikeda conta com 30 anos de experiência na área do design, liderando uma equipa de jovens talentos para conceber a imagem de um SUV que se deseja moderno e com superfícies limpas, algo que a marca identifica como ‘Neo-Rugged’ (algo como ‘Neo-Robusto’).

“Desenhar o primeiro veículo elétrico da Honda de grande volume deu-nos mais liberdade do que no caso de um carro de motor de combustão interna e podemos esticar a nossa imaginação, especialmente no estilo da frente”, refere Sang-Hyuk Ahn, um jovem designer de exterior que está há quatro anos na Honda. “Imaginámos o Prologue com uma distância entre eixos mais longa, extremidades curtas e pneus versáteis para assim criarmos proporções desportivas e uma presença mais forte”, acrescenta.

Por outro lado, Marco Tan, designer com o pelouro do desenvolvimento por realidade virtual e CGI, explica que essas ferramentas modernas permitiram “ver o Prologue em ambientes digitais que se parecem verdadeiramente com o mundo real. Ao simular e avaliar as cores, materiais e até a iluminação num ambiente virtual 3D fomos capazes de explorar as possibilidades que elevaram o estilo a um nível superior”.

Recorde-se que a Honda tem em curso um processo de transformação energética a nível global com vista a atingir a neutralidade carbónica em todos os seus produtos e atividades corporativas em 2050. Até 2030 serão lançados 30 novos veículos elétricos globalmente, com um volume total de dois milhões de unidades. Se na Europa toda a gama será eletrificada já em 2022, com o lançamento do Civic a ser o modelo que complementa a estratégia e:HEV da companhia, na América do Norte as ambições são igualmente elevadas, mas menos prementes.

Após a chegada ao mercado do Prologue em 2024, a marca irá começar com as vendas de modelos elétricos com base na plataforma Honda e:Architecture em 2026, esperando-se no ano seguinte o início da produção de uma nova série de elétricos acessíveis desenvolvidos em parceria com a GM.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.