A Honda revelou o seu próximo passo na eletrificação, ao apresentar num evento europeu o e:Ny1, que irá chegar ao mercado europeu para reforçar a lista de ofertas sem emissões e de estilo SUV, naquela que é uma clara aposta da marca japonesa.

O e:Ny1 (termo… complicado) foi revelado na Alemanha, durante a apresentação da estratégia europeia da Honda para os próximos anos, sendo apontado ao segmento B-SUV, o qual está em expansão, tanto na procura, como na oferta por parte dos construtores.

Embora com imagem bastante semelhante à do HR-V europeu, o e:Ny1 foi desenvolvido com base na plataforma ‘e:N Architecture F’ para modelos de tração dianteira e com foco numa elevada rigidez estrutural, baixo centro de gravidade e aerodinâmica bastante cuidada para melhorar a eficiência de utilização.

O exterior é então marcado pelas extremidades curtas e pela ampla distância entre eixos, estreando a identidade mais recente da Honda, com recurso ao logótipo ‘H’ em branco, tanto na dianteira, como nas rodas ou no volante. Na traseira, sobressai o ‘lettering’ Honda para um aspeto mais premium. A bordo, a marca procurou oferecer espaço e funcionalidade num modelo compacto, graças a ergonomia mais eficaz, múltiplos espaços de arrumação, carregamento sem fios para smartphones ou um grande ecrã central de 15.1” que providencia acesso às diversas funcionalidades do sistema de infoentretenimento.

No que diz respeito ao sistema motriz elétrico, a marca optou por uma unidade compacta de baixo peso de conceito 3-em-1, com unidade de controlo de potência, motor elétrico e caixa de velocidade única num único conjunto. O motor debita um máximo de 150 kW/204 CV de potência e 310 Nm de binário, com a bateria de iões de lítio sob o piso a oferecer uma autonomia WLTP de até 412 quilómetros. Com carregamento rápido em tomadas CC, é possível repor de 10 a 80% em 45 minutos.

“O e:Ny1 é o passo seguinte mais lógico na nossa jornada de eletrificação na Europa”, refere Tom Gardner, Vice-Presidente da Honda Motor Europe.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.