Hyundai continua a ritmo eletrizante

17/09/2019

Numa jornada eletrizante, em Amesterdão, a Hyundai apresentou as melhorias efetuadas no seu Ioniq Electric e revelou ainda o novo Kauai Hybrid, um destemido híbrido apontado ao mercado dos SUV.

Continua imparável a cavalgada elétrica da Hyundai. A marca sul-coreana tem os olhos focados na Europa e quer ocupar um lugar de destaque neste novo mundo ambiental da indústria, desdobrando-se em propostas de cariz verde. O último capítulo da saga aconteceu, em Amesterdão, com a apresentação dos modelos Ioniq Electric e Kauai Hybrid.

O primeiro foi lançado em 2016 e nos três anos que leva de comercialização já vendeu perto de 60 mil unidades, números que ajudam a compreender a aposta da Hyundai nas gamas “eletrificadas”. Ainda que, no caso do segundo, associado a um motor a gasolina. Mas já lá vamos. Foquemo-nos, para já, na evolução do Ioniq Eletric. Na sua essência, nada de especial mudou. Os engenheiros da marca privilegiaram o aumento da autonomia e atualização do design e da conectividade.

Para isso, o conjunto de baterias melhorou a sua capacidade (de 28 para 38,3 kWh), permitindo aumentar a vida útil entre cargas. Um crescimento de armazenamento de energia na ordem dos 36%, oferecendo agora uma autonomia total de 311 km. E que ninguém pense que obriga a uma condução chata. Nada disso. A potência máxima cifra-se nos 136 CV e o binário é de 295 Nm. A velocidade máxima? 165km/h.

O Ioniq Electric surge equipado com um carregador de bordo de 7,2 kW (face aos 6,6 kW do antecessor) para uma corrente alternada do tipo 2. Caso se recorra a uma estação de carga rápida de 100 kW as baterias atingem 80% da carga em apenas 54 minutos. Ainda em relação à carga, importa referir que, graças ao sistema telemático de conectividade Bluelink , esta poderá ser controlada à distância e planeada através do smartphone. Além desta função, permite ainda controlar o ar condicionado ou trancar e destrancar o veículo remotamente.

De série, todas as versões deste modelo elétrico contam com um vasto pacote tecnologias Hyundai SmartSense, onde se destacam alguns itens: sistema de assistência à condução: Alerta de Colisão Dianteira (FCWS), Alerta de Fadiga do Condutor (DAW), sistema de Manutenção à Faixa de Rodagem (LKAS), sistema de Controlo Automático dos Máximos (HBA), função de Deteção de Peões e até de Ciclista.

Quanto ao design do Ioniq Eletric 2019, que chegará a Portugal, em outubro, por um preço que começa nos 40.950 euros, poucas novidades a sublinhar. Umas palavras apenas para o novo desenho da grelha frontal e para-choques, bem como para os retoques a que foram sujeitos os faróis traseiros, agora com tecnologia LED.

Kauai Hybrid

De modo a não colocar todas as suas expectativas nos modelos 100% elétricos, em Amesterdão, a Hyundai deu também a conhecer aos jornalistas o novo Kauai Hybrid. Uma fórmula que pretende assegurar o melhor de todos os mundos: um SUV que associa um motor de combustão Kappa 1.6 GDI a gasolina com 105 cv e 147 de binário a outro elétrico com 43 cv (32 kW) e um binário máximo de 170 Nm.

Segundo a marca, a bateria de polímero de iões de lítio de 1,56 kWh disponibiliza um excelente desempenho de carga e descarga, otimizando a saída da bateria de alta tensão e permitindo uma rápida regeneração. Chegamos, deste modo, a uma potência combinada de 104 kW (141 CV) e até 265 Nm de binário. O Kauai Hybrid acelera de 0-100 km/h em 11,2 segundos e tem uma velocidade máxima limitada aos 160 km/h, com um consumo de 3,9 l/100 km (4,3 l/100 km com jantes de 18 polegadas) e emissões de 90 gr/km de CO2 (99 gr/km CO2 com jantes de 18 polegadas).

Na primeira experiência de condução, apesar dos poucos quilómetros percorridos, maioritariamente em autoestrada, o modelo deu mostras de grande suavidade de rolamento e de qualidade de vida a bordo.

Em termos de equipamento, como seria de esperar, a versão híbrida do Kauai não difere muito da dita “tradicional”. A distingui-los, neste campo, está a cor Blue Lagoon, exclusiva da variante… verde, que combina com um tejadilho negro, sendo possível optar por inúmeras combinações cromáticas.

A data de chegada ao mercado nacional está apontada para outubro, sendo o preço da versão base 29.500 euros.

Ficha técnica

Kauai Hybrid
Motor de combustão: KAPPA 1.6 ATKINSON GDI
Cilindrada: 1,580 cc
Potência: 105 CV @ 5,700 rpm
Binário: 147 Nm @ 4,000 rpm
Motor elétrico: Motor síncrono de íman permanente
Potência Máxima (kW/PS): 32 kW / 43.5 CV
Binário Máximo (Nm): 170 Nm
Bateria: Polímero de iões de lítio
Capacidade (kWh): 1.56 kWh
Rendimento (kW): 42 kW
Voltagem (V): 240 V
Velocidade Máxima (km/h): 160
Aceleração 0-100Km/h: 11.6
Consumo Combinado (NEDC): 4.3
CO2 combinado (g/km) (NEDC): 99

Ioniq Eletric
Motor: Síncrono de Íman Permanente
Potência Máxima: 136 CV
Binário Máximo: 295 N·m
Velocidade Máxima: 165 km/h
Emissões combinadas de CO2 (g/km): 0
Autonomia em modo totalmente elétrico (WLTP): 311 km
Baterias: Polímero de Iões de Lítio
Capacidade (kWh): 38,3 kWh
Carregador de bordo: Capacidade Máxima (kW): 7,2
Tempo de carga: até 80% em modo standard: mínimo 6 horas e 5 minutos; até 80% em modo de carga rápida: aproximadamente 54 min.

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