Hyundai i30 Fastback N: Emoções fortes garantidas

26/09/2018

Alargando a sua gama de desportivos, a Hyundai apresentou o novo i30 Fastback N, que faz uso de um motor 2.0 turbo a gasolina para emoções forte garantidas.

A gama N Performance foi criada com o intuito de dar à marca coreana uma aura mais dinâmica de forma a concorrer num segmento ainda em crescimento, o dos compactos desportivos, no qual se contam cada vez mais concorrentes e onde já tem um modelo em contenda, o i30 N. No entanto, a Hyundai foi mais longe e incumbiu o departamento liderado por Albert Biermann de adaptar também a variante Fastback – já de si mais desportiva por direito – às especificações N.

O que significa que o novo modelo terá bastantes componentes distintos – tanto técnicos como estéticos, capítulo no qual se insere uma maior funcionalidade aerodinâmica. Por exemplo, detém grelha e para-choques específicos, saias laterais em preto e, na traseira, além da dupla saída de escape do difusor, há ainda um spoiler na tampa da bagageira. Nota, ainda, para os apontamentos a vermelho nalguns pontos da carroçaria, como por exemplo no spoiler inferior dianteiro.

No que diz respeito à vertente técnica, a marca aplicou aqui o mesmo motor 2.0 turbo a gasolina que se pode encontrar no i30 compacto e com os mesmos níveis de potência – 250 CV na versão base e 275 CV na versão N Performance, embora em Portugal, a exemplo do que sucede com o hatchback, apenas se deva comercializar a vertente mais potente.

O binário máximo é sempre de 353 Nm (embora possa chegar aos 378 Nm com a função overboost durante alguns segundos). A variante mais potente necessita apenas de 6,1 segundos a acelerar dos zero aos 100 km/h. A velocidade máxima não é anunciada, mas o consumo médio é indicado – 7,1 l/100 km (163 g/km de CO2) no modelo de 275 CV e 7,0 litros (159 g/km de CO2) no de 250 CV.

a carregar vídeo

A direção, a suspensão e o sistema de travagem são totalmente novos no caso deste i30 Fastback, que recebe ainda uma tecnologia N Grin Control, que vai ao encontro de oferecer sorrisos aos condutores, aquela que foi a premissa de partida da Hyundai para esta sua divisão desportiva. O N Grin Control dispõe de cinco modos de condução, entre os Eco, Normal, Sport, N e N Custom (que permite a personalização dos parâmetros), que podem ser selecionados a partir de um botão no volante.

Interior também desportivos

A bordo, o ambiente é igualmente dominado pela aura desportiva, com volante diferente, apontamentos a vermelho no tablier e volante e alavanca da caixa de velocidades, além de bancos específicos.

O infoentretenimento fica a cargo de duas opções, ambas com ecrãs táteis de oito polegadas, mas a mais avançada com a possibilidade de incluir a navegação. A conectividade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto é também permitida. Ao nível da tecnologia de segurança, a Hyundai também não deixa nada ao acaso e oferece um ‘cardápio’ bastante completo, com travagem automática de emergência, alerta de saída de faixa, assistente de máximos ou assistente de atenção do condutor.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.