Hyundai Ioniq 5: Entre e desfrute da sua nova sala de estar

14/07/2021

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Criado por pessoas e para as pessoas. A abordagem holística na conceção do Ionic 5, em que todas as partes contribuem para o resultado final, é determinante, como explica Michael Cole, CEO da Hyundai Motor Europe. A marca faz questão de enfatizar que o interior foi criado como se de uma sala de estar se tratasse. Para isso, a Hyundai tirou o melhor partido da nova plataforma específica para veículos elétricos E-GMP. É completamente plana, assemelha-se a um skate e as baterias ficam debaixo do piso, sendo o motor principal colocado no eixo traseiro. Juntamente com os três metros de distância entre os eixos permitiu criar um interior com uma habitabilidade impressionante.

não conseguimos deixar de encontrar semelhanças com a primeira geração do Lancia Delta

A Hyundai afirma ter ido buscar a inspiração para o Ioniq 5 ao seu primeiro carro de produção, o Pony de 1974. Como não nos lembramos de ter sido muito comum por cá, não conseguimos deixar de encontrar semelhanças com a primeira geração do Lancia Delta, especialmente com a versão Integrale. O design exterior retro-futurista foi aplicado de tal forma que as suas dimensões são enganadoras. Ao vivo, verificamos que é um automóvel maior do que aparenta nas fotos. Com 4.6m de comprimento e 1.9m de largura, sem contar com os espelhos, é mais comprido do que o Hyundai Tucson e mais largo que o Santa Fe.

A inovadora tecnologia de 800 V é algo que até agora só existia em automóveis elétricos, como o Porsche Taycan ou o Audi e-Tron GT, e permite o carregamento a 350kW e repor a bateria dos 10% aos 80% em apenas 18 minutos. Para já, ainda só disponível em Portugal nos carregadores Ionity em Almodôvar, no Alentejo. À medida que os carregadores rápidos forem sendo disponibilizados, é bom saber que é possível obter 100 km de autonomia com apenas cinco minutos de carga.

O Ioniq 5 vai estar disponível numa série de configurações: um ou dois motores com potências desde 166 cv até 300 cv, tração traseira ou quatro rodas motrizes e baterias de 58kWh ou 72,6kWh. Para Portugal, para já, virá apenas a versão com tração traseira, motor de 160 kW (218 cv), bateria de 72,6 kWh e uma autonomia anunciada entre os 481 km em circuito misto e os 692 km em cidade.

O ioniq 5 pode ser utilizado como um powerbank e ligar aparelhos elétricos na tomada 220 V

A Hyundai acredita que os clientes alvo para o mais recente elétrico serão jovens famílias tecnológicas, entre os 35 e os 45 anos. Motivos de sedução não faltam ao Ioniq 5, como a possibilidade de ser utilizado como um powerbank e ligar aparelhos elétricos na tomada 220 V que está debaixo dos bancos de trás, carregar uma bicicleta elétrica ou até mesmo outro automóvel elétrico. Há ainda outro opcional, para já exclusivo do Ioniq 5, que garante que a bateria nunca fique completamente descarregada, o painel solar permite ainda adicionar até 4 km por dia de autonomia.

Em Espanha, na apresentação mundial em Valência, experimentámos a versão com dois motores, tração às quatro rodas, 305 cv e bateria de 72,6 kWh. Acreditamos que não estamos a exagerar ao dizer que a primeira vez que se vê o Ioniq 5 apetece ficar um bom minuto a olhar para ele de vários ângulos, especialmente se a pintura for Gravity Gold Matte, a cor do lançamento e que para nós é a que melhor realça as suas linhas. Uma vez no interior é impossível não notar no abundante espaço disponível, tanto nos lugares da frente, como atrás, com verdadeiras poltronas refrigeradas ou aquecidas, e com regulações elétricas (opcionais) capazes de acolher passageiros de grande estatura, sem problema. Os lugares da frente têm até apoio para as pernas e podem ser totalmente reclinados, como uma cadeira de avião em classe executiva.

O compromisso com a sustentabilidade verifica-se na profusa utilização de materiais reciclados

A inspiração na natureza dá o mote para a utilização de cores e tonalidades serenas no interior, com uma organização do espaço digna de uma sala de estar minimalista. O compromisso com a sustentabilidade verifica-se na profusa utilização de materiais reciclados, do revestimento das portas ao tabliê, dos bancos aos tapetes. Por exemplo, em cada um dos apoios de braços são utilizadas duas garrafas de plástico.

 

A posição de condução é elevada e proporciona uma boa visibilidade, assemelhando-se à que encontramos nos atuais crossovers e SUV. O banco é confortável e se o reclinarmos quando estamos parados é como se estivéssemos numa chaise longue, o que confirma a pretensão da Hyundai em sugerir que os futuros donos façam uma sesta de 18 minutos, enquanto as baterias do Ioniq 5 estão a carregar.

O painel de instrumentos e o ecrã de infoentretenimento estendem-se ao longo de 24 polegadas à nossa frente

Existe muita tecnologia a bordo, mas não se impõe à sobriedade do design minimalista que se verifica, por exemplo, no tabliê “despido” de comandos e botões supérfluos. Só o seletor de marcha na coluna de direção parece ser um elemento fora do sítio. O painel de instrumentos e o ecrã de infoentretenimento estendem-se ao longo de 24 polegadas parecendo flutuar à nossa frente. São, na verdade, dois ecrãs de 12” cada um e há uma rutura na forma como o quadrante de instrumentação mostra a informação referente à velocidade e consumo energético com novas animações gráficas. Os tradicionais mostradores circulares com ponteiros – uma herança da era analógica, vão deixando de fazer sentido em automóveis em que os motores não têm redline e já não há mudanças para trocar.

O interface para operar o ecrã de infoentretenimento é novo e a boa notícia é que está bem conseguido: é rápido e intuitivo, com menus bem pensados, provando que um bom design pode ser apelativo e funcional. Há botões físicos para operar o ar condicionado, mas para ativar a refrigeração dos bancos ou o aquecimento do volante só mesmo depois de alguns toques no ecrã. Com os olhos postos na estrada as distrações são reduzidas ao mínimo com a ajuda do head-up display, que conta com realidade aumentada para mostrar a informação mais relevante no campo visual do condutor.

Gosta de conduzir numa estrada de montanha, mas aborrece-se com as tiradas longas em autoestrada? Não há problema. As ajudas à condução são suficientes para o Ioniq 5 ser capaz de realizar uma condução autónoma de nível 2. As mãos continuam a ter de estar no volante, mas na prática o Ioniq 5 é capaz de mudar de faixa, curvar em autoestrada e até passar cruzamentos em estradas nacionais. Tudo sem a intervenção do condutor.

Em andamento, a atitude do Ioniq 5 é pautada por uma extrema suavidade e conforto

Em andamento, a atitude do Ioniq 5 é pautada por uma extrema suavidade e conforto. As irregularidades do piso são devidamente filtradas, mesmo com jantes de 20” e em autoestrada a insonorização faz parecer que seguimos num tapete mágico. Apesar da forte aderência ao solo e da direção comunicativa, não tem exatamente o comportamento de um desportivo ao denotar algum rolar de carroçaria em curvas fechadas se feitas um pouco mais rápido. Claro que sendo um automóvel elétrico que na versão com 305 cv e tração às quatro rodas é capaz de chegar aos 100 km/h em 5,2 segundos, será também divertido. No entanto, alguma contenção é necessária para resistir ao impulso dos arranques no modo Sport se quisermos confirmar os mais de quinhentos quilómetros de autonomia anunciados. Sem grandes preocupações em poupar bateria, devolvemos o nosso Ioniq 5 no final do dia a registar um consumo de 19.1 kWh/100 km em 230 km percorridos e autonomia ainda para 455 km.

Com a filosofia “Smart Living Space”, a Hyundai criou um automóvel que aponta o caminho para uma mudança de paradigma, em que outros elétricos ainda vivem ao tentarem replicar o funcionamento dos automóveis de combustão. As deslocações e viagens a bordo do Ioniq 5 vão ser mais agradáveis e o exterior não vai deixar ninguém indiferente.

O Ioniq 5 que vai ser comercializado em Portugal é proposto a partir de 50 990 euros.