A presença da Hyundai no Salão de Genebra ficará marcada pela apresentação da nova geração do Santa Fe, mas também pela estreia europeia do Nexo, veículo alimentado a pilha de combustível a hidrogénio e do Kauai Elétrico. Além disso, está ainda prometida uma novidade da Hyundai na forma de um protótipo que “permite perceber desde já o futuro do design automóvel da Hyundai e a forma como a marca interpreta a tecnologia da mobilidade no futuro”.

“O alinhamento para o Salão de Genebra 2018 sublinha o espírito pioneiro da Hyundai no que toca à mobilidade do futuro e demonstra que a Hyundai está na linha da frente no que diz respeito à transformação da indústria. Com o novo Kauai Electric e o novo NEXO, provamos que a mobilidade a emissões zero está pronta para comercialização em grande escala”, explicou Thomas A. Schmid, diretor de operações da Hyundai Motor Europe, mas mais interessante é a afirmação de que o concept a estrear em Genebra “é representativo de como serão os automóveis do futuro, o que também reforça o espírito orientado para o futuro e a mentalidade pouco convencional da nossa marca”.

A marca explica que todos os seus modelos futuros irão ser baseados, então, num novo tema que irá harmonizar as proporções dos elementos fundamentais de design, arquitetura, estilo e ainda tecnologia: “o objetivo é integrar o legado de um design desportivo e distinto da marca para criar automóveis de aparência progressista, que desafiem os limites do design no que toca à forma e à função”.

Santa Fe: Evolução desejada

Regressando a um modelo mais ‘imediato’, o novo Santa Fe representa a nova aposta da marca coreana para um SUV dinâmico e robusto, com a frente a apresentar a já típica grelha dianteira em cascata complementada pelos dois grupos óticos, um design que inclui luzes LED de circulação diurna posicionadas por cima dos faróis LED. Com 4770 mm de comprimento, 1890 mm de largura e uma distância entre eixos de 2765 mm, o Santa Fe procura conciliar uma habitabilidade muito melhorada e uma postura dinâmica mais forte.

Por dentro, o foco foi colocado na melhoria da ergonomia, com especial atenção à relação entre design e funcionalidade, sem esquecer a qualidade dos materiais, que a Hyundai quer situar num patamar Premium. Em termos de funcionalidade, a visibilidade para a retaguarda é melhorada através de um vidro lateral traseiro maior, cujo tamanho foi aumentado 41% em comparação com o modelo da geração anterior.

O novo Santa Fe aumenta o conforto dos passageiros nos bancos da segunda e terceira filas. Na segunda fila, o espaço para as pernas aumentou 38 mm e o banco é 18 mm mais alto. O novo sistema de rebatimento dos bancos com um só toque, facilita o acesso dos ocupantes à terceira fila de bancos. O espaço em altura na terceira fila também aumentou 22 mm. A capacidade da bagageira foi igualmente aumentada.

A nova geração deste modelo apresenta igualmente uma maior utilização de aço de elevada resistência, o que permite aumentar a segurança passiva a proteção dos passageiros em caso de colisão. Graças à utilização de estampagem a quente numa área alargada, juntamente com diâmetros de soldadura maiores, o peso geral do veículo é reduzido ao mesmo tempo que proporciona uma resistência à colisão de alto nível. O Santa Fe inclui mais aço de elevada resistência (57%) do que qualquer outro veículo Hyundai, ou seja, 15% mais do que o modelo anterior.

No interior do Santa Fe estão instalados seis airbags – dois airbags frontais, dois airbags laterais e dois airbags de cortina desde a primeira até à segunda filas – que permitem proteger o condutor e os passageiros.

A nova geração do Santa Fe terá uma gama de motores eficientes composta por dois Diesel e uma unidade a gasolina, todos eles já cumpridores da norma de emissões Euro 6C. O modelo a gasóleo de base recorre ao motor 2.0 em dois níveis de potência – 150 CV e 182 CV – acoplado a caixa manual de seis velocidades ou automática de oito velocidades. O mais potente 2.2 CRDi surge com 197 CV de potência em associação à caixa de oito velocidades. A gasolina, os clientes terão a possibilidade de comprar a versão com motor de 2.4 litros com 185 CV, cujas vendas no mercado europeu não deverão ser em grande número.

Outra novidade é o sistema de tração integral HTRAC com uma entrega melhorada do binário para assim otimizar os níveis de motricidade em pisos mais complicados, como gelo ou lama.

A produção do novo Santa Fe terá início no segundo trimestre de 2018 e ficará disponível no início do segundo semestre de 2018.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.