A marca sul-coreana irá propor esse sistema em dois moldes distintos: o primeiro com base na memória do veículo, que irá ‘registar’ um ato de abertura e fecho das portas antes da ignição do veículo, emitindo posteriormente, ao desligar o motor, um alerta para que o condutor não se esqueça ou deixe as crianças no carro.
O novo Sonata será o primeiro a ter este sistema, sendo uma proposição relativamente simples, face ao outro sistema que será proposto pela Hyundai e que tem por base um sensor de ultrassons em conjugação com o já referido sistema de abertura e fecho de portas traseiros.
Desta forma, o sensor deteta movimentos no banco de trás, sendo válido para crianças ou para animais, emitindo avisos acústicos – pela buzina e para o smartphone do condutor – para que regresse ao carro e retire os respetivos ‘acompanhantes’ caso o veículo seja trancado. Este sistema estará já disponível no novo Santa Fe e no Palisade.
Outros sistemas de segurança para os ocupantes dos bancos traseiros são mais abrangentes, como o de abertura condicionada das portas. Na prática, é um sistema de deteção de veículos no ângulo morto para as portas traseiras, impedindo que as crianças abram a porta caso seja detetado um veículo a aproximar-se, sendo também emitidos avisos visuais (no painel de instrumentos para o condutor) e acústicos.
MAIS SOBRE O TEMA: SABIA QUE NÂO DEVE PARTIR O VIDRO DE UM CARRO SE VIR UM ANIMAL ‘PRESO’ NO BANCO DE TRÁS DE UM CARRO?
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.