Estes algoritmos ‘variational quantum eigensolver’ (VQE) servem para analisar os componentes do lítio e as suas reações químicas, envolvidas na química de bateria. É expectável que a simulação química quântica melhore significativamente a qualidade das baterias de lítio de nova geração ao aperfeiçoar os ciclos de carregamento e descarregamento, assim como a sua durabilidade, capacidade e segurança.
A parceria beneficia dos conhecimentos em computação quântica da IonQ e dos conhecimentos da Hyundai em baterias de lítio. Em conjunto, as equipas estão a criar um modelo de bateria químico avançado, ainda a ser operacionalizado em computadores quânticos, mensurável pelo número de qubits e portões quânticos.
A IonQ e a Hyundai estão a estabelecer as bases de trabalho em criar baterias de melhor qualidade, ao simular de forma mais precisa e controlar as suas reações químicas. Esta análise tem o potencial de encaminhar para novos tipos de material de origem que economizem tempo, custos e os esforços futuros – um avanço crítico, sendo que as baterias são, normalmente, o componente mais caro de um veículo elétrico.
“Estimamos que esta colaboração criativa com a IonQ proporcione inovação no desenvolvimento de materiais básicos em espaço virtual para várias partes da mobilidade futura”, afirmou TaeWon Lim, VicePresidente Executivo e Diretor do Centro de Pesquisa de Materiais e de Engenharia do Hyundai Motor Group.
Esta colaboração é uma parte importante para a estratégia 2025 da Hyundai, que inclui a venda de 560 mil veículos elétricos por ano e a introdução de mais de 12 novos automóveis 100% elétricos.