A Hyundai Motor Company e a IonQ, líder na computação quântica de iões presos, chegaram a acordo para uma parceria que visa desenvolver novos algoritmos de simulação quântica que permita uma evolução mais progressiva das tecnologias de baterias elétricas de nova geração.

Estes algoritmos ‘variational quantum eigensolver’ (VQE) servem para analisar os componentes do lítio e as suas reações químicas, envolvidas na química de bateria. É expectável que a simulação química quântica melhore significativamente a qualidade das baterias de lítio de nova geração ao aperfeiçoar os ciclos de carregamento e descarregamento, assim como a sua durabilidade, capacidade e segurança.

A parceria beneficia dos conhecimentos em computação quântica da IonQ e dos conhecimentos da Hyundai em baterias de lítio. Em conjunto, as equipas estão a criar um modelo de bateria químico avançado, ainda a ser operacionalizado em computadores quânticos, mensurável pelo número de qubits e portões quânticos.

A IonQ e a Hyundai estão a estabelecer as bases de trabalho em criar baterias de melhor qualidade, ao simular de forma mais precisa e controlar as suas reações químicas. Esta análise tem o potencial de encaminhar para novos tipos de material de origem que economizem tempo, custos e os esforços futuros – um avanço crítico, sendo que as baterias são, normalmente, o componente mais caro de um veículo elétrico.

“Estimamos que esta colaboração criativa com a IonQ proporcione inovação no desenvolvimento de materiais básicos em espaço virtual para várias partes da mobilidade futura”, afirmou TaeWon Lim, VicePresidente Executivo e Diretor do Centro de Pesquisa de Materiais e de Engenharia do Hyundai Motor Group.

Esta colaboração é uma parte importante para a estratégia 2025 da Hyundai, que inclui a venda de 560 mil veículos elétricos por ano e a introdução de mais de 12 novos automóveis 100% elétricos.