A Hyundai apresentou a primeira abordagem mais desportiva à eletrificação, revelando dois novos protótipos da submarca ‘N’, dedicada exclusivamente a veículos de alto desempenho. De acordo com a marca sul-coreana, esta é mais uma demonstração do compromisso da Hyundai para com as tecnologias de zero emissões centradas no futuro.

O RN22e e o N Vision 74 são dois concepts apelidados de ‘laboratórios móveis’ para o desenvolvimento de novas tecnologias e verificações tecnológicas com vista à sua potencial aplicação noutros modelos de produção em série para o futuro. Se o RN22e combina a vertente elétrica do IONIQ 6 com a plataforma E-GMP, já o N Vision 74, inspirado no clássico Pony da Hyundai, apresenta um sistema avançado de pilha de combustível (fuel cell) a hidrogénio, tornando-o no primeiro veículo híbrido a hidrogénio da Hyundai N saído deste laboratório a explorar a “diversão na condução” na era da eletrificação.

“O RN22e e o N Vision 74 desempenham um importante papel no desenvolvimento estratégico de toda a nossa linha de produtos, especialmente os veículos eletrificados de alto desempenho”, explicou Thomas Schemera, Diretor Global de Marketing da Hyundai e Diretor da Divisão de Experiência do Cliente. “Os ‘laboratórios móveis’ representam o desenvolvimento contínuo das nossas tecnologias mais avançadas. Esta abordagem única irá deixar-nos preparados para enfrentar os desafios do futuro, dando-nos a capacidade para ultrapassarmos os nossos limites”, acrescentou.

A gama de desportivos da Hyundai, agraciada com a letra ‘N’, foi criada em 2017, tendo o i30 N sido o primeiro a surgir no mercado com a mão de Albert Biermann, até então responsável de desenvolvimento da divisão BMW M, que tratou de aprimorar o desempenho dinâmico e qualitativo dos Hyundai de nova geração. Na época, o lema do i30 N era ‘BPM’, ou seja, ‘batimentos por minuto’, referindo-se à emotividade da condução e à adrenalina.

Mesmo no futuro que será assumidamente elétrico, a marca N quer manter os seus três pilares: ‘corner rascal’ (rebelde para curvas apertadas e perfeitamente equilibradas), capacidade na pista de corrida (todos os modelos N são construídos para terem um máximo desempenho na pista) e, sem prejuízo do anterior, ser um carro desportivo do dia-a-dia.

N Vision 74: O retro feito moderno

Começando pelo N Vision 74, este modelo conceptual alimentado a hidrogénio é um dos dois ‘laboratórios móveis’ da Hyundai para o desenvolvimento de novas soluções de mobilidade, neste caso a de pilha de combustível (fuel cell) a hidrogénio de alto desempenho, fazendo alusão à paixão da Hyundai pelo alto desempenho desde 1974.

Em termos de design, o N Vision 74 presta uma homenagem ao concept do Hyundai Pony Coupe de 1974, que foi desenvolvido pelo lendário designer automóvel Giorgetto Giugiaro. O concept foi então incorporado em protótipos para o primeiro carro desportivo de produção da Hyundai. Embora acabasse por não chegar à fase de produção, a atitude ousada deu o mote para toda a empresa, com este concept a herdar o perfil dinâmico e o pilar B único do concept Pony Coupe de 1974. O N Vision 74 é também inspirado pelo protótipo Hyundai N 2025 Vision Gran Turismo, que foi revelado em 2015 com o lançamento da marca N para antecipar o futuro da alta performance baseada no hidrogénio.

Apesar da inspiração no passado, este N Vision 74 está repleto de detalhes modernos, como a iluminação ‘Parametric Pixel’ ou o interior, assumido como um local espaçoso para entretenimento, sem perder a arquitetura pura do original. O cockpit está centrado no condutor que combina elementos patrimoniais com um design moderno, através, por exemplo, do painel digital e botões analógicos.

Com 4952 mm de comprimento, 1995 mm de largura e 1331 mm de altura, tendo uma distância entre eixos de 2905 mm, é o primeiro ‘laboratório móvel’ de alto desempenho construído sobre o mais avançado sistema fuel cell de hidrogénio que a Hyundai N alguma vez criou, não sendo, contudo, a primeira vez que a marca lida com este tipo de tecnologia.

Tecnicamente, os engenheiros da Hyundai desenvolveram uma estrutura híbrida de uma bateria elétrica em combinação com um sistema FCEV, que é colocado num esquema totalmente novo. No total, este protótipo debita 670 CV de potência e 900 Nm de binário, contando ainda com uma bateria de 62.4 kWh com capacidade de carregamento a 800 volts, não faltando claro um tanque de hidrogénio com autonomia para 600 quilómetros.

Tendo o sistema de pilha de combustível e a alimentação elétrica a pilhas a alimentarem o N Vision 74 em conjunto, a eficiência de refrigeração é melhorada, já que as duas fontes de energia podem ser utilizadas de forma intercalada, dependendo das diferentes condições de condução. Este sistema refinado permite uma melhor vetorização do binário com motores duplos na parte traseira, permitindo uma experiência de curva precisa e reativa. Além disso, o N Vision 74 explora o equilíbrio entre o desempenho e o arrefecimento com um sistema de arrefecimento de três canais.

Este sistema de hidrogénio foi pensado para permitir reabastecimento rápido e uma autonomia alargada, visando uma condução divertida com uma fonte de energia sustentável.

RM22e: O concept mais perto da produção

O RN22e oferece um desempenho pronto para a pista de corrida, refinando e otimizando a plataforma E-GMP num design aerodinâmico inspirado no recém-revelado IONIQ 6. Sendo o primeiro ‘laboratório móvel da Hyundai N baseado no E-GMP, o RN22e reflete a visão e a direção da marca N para a eletrificação, abrindo, em simultâneo, a possibilidade de criação de um modelo EV de alto desempenho no futuro.

O RN22e é testado para maximizar os três pilares de desempenho da linha N, começando pelo ‘corner rascal’, explorando a vetorização do binário com embraiagem dupla. Além disso, as peças impressas em 3D reduzem o peso e mantêm a rigidez para um melhor ataque às curvas. Equipado com tração integral, o RN22e proporciona uma distribuição de binário otimizada de acordo com diferentes modos de condução que permite aos condutores escolher a distribuição de binário nas rodas dianteiras e traseiras.

Em termos técnicos, tirando partido da plataforma e-GMP, dispõe de um par de motores elétricos que debitam uma potência combinada de 576 CV e 740 Nm de binário, sendo alimentados por uma bateria de 77.4 kWh.

Com o objetivo de melhorar a capacidade do RN22e na pista de corrida, a marca N focou-se no arrefecimento e na travagem para melhorar a resistência. O RN22e fornece ajustes otimizados para pista para que os clientes possam desfrutar do circuito sem um desempenho abaixo do esperado. Um dos grandes pontos de interesse deste modelo será a de avaliar o potencial mais elevado da travagem regenerativa, graças a sistema de travagem com discos de 400 mm, procurando que a sua atuação não seja afetada pelo efeito de regeneração na fase inicial de ataque ao pedal.

Para responder às preocupações dos entusiastas que temem o desaparecimento da sonoridade dos motores de combustão, o RN22e incorpora o sistema ‘N Sound+’, que gera som a partir das colunas interiores e exteriores, para uma sensação de condução dinâmica. Além disso, o ‘N e-shift’ integra a vibração e a sensação de mudança com o ‘N Sound+’.

Ao adaptar o design aerodinâmicas do IONIQ 6, o RN22e vai aproveitar as características do novo EV, maximizando o desempenho através de detalhes inspirados nos desportos motorizados: distância ao solo reduzida, laterais enfatizadas e para-choques mais desportivos para um design com uma postura ampla e robusta.

O que se mantém são as dimensões volumosas: 4915 mm de comprimento, 2023 mm de largura e 1479 mm de altura, além de uma distância entre eixos de 2950 mm.

Ambos os modelos continuarão a ser testados e verificados pelos engenheiros da Hyundai, para que futuros automóveis de estrada da gama N possam ser equipados com as suas tecnologias de ponta.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.