Na sua aposta de eletrificação, a Hyundai não dispensa as sensações desportivas. A pensar nisso, a marca sul-coreana revelou no Salão Automóvel de Pequim – o primeiro grande certame do género após a pandemia de Covid-19 – o RM20e Racing, um coupé de duas portas e tração traseira com massivos 810 CV de potência (596 kW) e 960 Nm de binário.

Adotando uma arquitetura de motor central como diferenciador em relação aos demais modelos elétricos do género, o RM20e Racing assume-se como um ‘laboratório rolante’, de acordo com a própria marca, no sentido de ajudar a testar tecnologias de altas performances em condições exigentes de circuito.

Em 2012, a Hyundai deu início ao seu projeto RM para desenvolver novas tecnologias de competição e de altas performances para os seus futuros modelos de linha N, do qual o i30 N foi o primeiro elemento. Desde o início do projeto RM, houve uma evolução de conceitos, com os RM14, RM15, RM16 e RM19 a simbolizarem diferentes evoluções em diferentes anos. Em 2019, a marca revelou també o seu primeiro carro elétrico desportivo para a competição eTCR (destinada a carros de produção elétricos), o Veloster N eTCR, desvendado no Salão de Frankfurt.

Idealizado e desenvolvido, uma vez mais, por uma equipa de engenheiros liderada pelo alemão Albert Biermann, Presidente e Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Hyundai Motor Group, o RM20e Racing “representa um novo passo revolucionário na performance eletrificada para a nossa série ‘Racing Midship’ [NDR: carros de competição com motor em posição central] e os nossos engenheiros N continuam a recolher conhecimentos valiosos na arena da dinâmica e performance das emissões zero”, conforme adianta.

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Graças à sua elevada potência e entrega de binário, este protótipo acelera dos zero aos 100 km/h em menos de três segundos e chega aos 200 km/h em menos de dez segundos (9,88 segundos).

A marca explica ainda que a parceria estratégica com os croatas da Rimac Automobili permitiu um desenvolvimento conjunto de soluções inovadoras para os modelos 100% elétricos e para os carros Fuel Cell a hidrogénio, com a plataforma RM a continuar a sua progressão em conjunto com a Rimac. Recorde-se que a Hyundai tem um plano para lançar 44 modelos mais ecológicos até 2025, incluindo também os modelos de letra desportiva N, símbolo evocativo de Namyang, centro de testes da marca na Coreia do Sul, e Nürburgring, onde a marca tem também um centro de testes para colocar à prova os seus modelos em condições muito exigentes.

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