M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Ford quer ser o primeiro construtor automóvel a recorrer à impressão em três dimensões para produzir protótipos e peças especiais com baixo volume de produção. Isto deverá baixar os custos de produção de vários serviços, principalmente no serviço de pós-venda. A Ford já instalou uma impressora 3D da Stratasys na sua fábrica de Dearborn.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Com a impressora 3D, a Ford acredita que poderá produzir certas peças específicas a preços mais baixos, especialmente produtos de “tuning” oficial, como ailerons da Ford Performance Products. Estas peças também serão mais leves, contribuindo para consumos e emissões poluentes reduzidos. A impressão 3D não se destina a produzir em larga escala, já que a tecnologia não está desenvolvida o suficiente, mas mesmo assim o preço de produção de um carro normal também pode baixar.

Além de produtos pós-venda, a Ford também pode usar a impressora 3D para produzir protótipos e ferramentas especiais. Isto significa que se torna mais fácil criar elementos físicos numa fase inicial de desenvolvimento de um carro novo, reduzindo os custos desta fase e tornando o carro mais barato antes ainda de entrar em produção.