Com um olhar agressivo e ambicioso para o futuro, a Peugeot revelou na Feira de Eletrónica de Las Vegas (CES) o novo Inception Concept, com um design interior entendido como “revolucionário” pela marca e a promessa de “sensações de condução sem precedentes”. Este protótipo, entendido como um manifesto visual, inspirará os futuros produtos da marca, até aos modelos mais compactos, a partir de 2025.

O CES é cada vez mais uma montra para os construtores automóveis na união entre os mundos da mobilidade e da tecnologia, com a Peugeot a escolher também aquele certame para revelar o Inception Concept, que personifica a visão da marca para os futuros veículos elétricos, sendo também o primeiro esforço liderado por Matthias Hossann em termos de design.

Ao nível da tecnologia, um dos destaque é a nova geração do conceito i-Cockpit e o sistema de controlo ‘Hypersquare’, com base em tecnologia ‘Steer-by-Wire’, ou seja, direção por meio eletrónico e sem ligação física. O comando ‘Hypersquare’ é combinado com um ecrã flexível em segundo plano que exibe informação de condução ou de infoentretenimento a 360°. Esse ‘Halo Cluster’, com o seu ecrã circular, permite informar os passageiros que se aproximam da viatura.

Durante a transição para a condução autónoma de nível 4 (STLA AutoDrive), o ‘Hypersquare’ retrai-se e um grande ecrã panorâmico ergue-se do tablier para proporcionar uma nova forma de viver no habitáculo. A ambição da marca é introduzir o ‘Hypersquare’ num veículo de uma gama de próxima geração antes do final da década.

Também a bordo, o conceito de vidro panorâmico Skyspace proporciona novas emoções e sensações, com arquitetura mais preocupada com o espaço e enriquecida por materiais que brincam com os seus reflexos coloridos para banir o preto e também redefinir a noção de durabilidade através de novas técnicas.

Nova plataforma puramente elétrica

O Inception Concept tem por base uma das quatro futuras plataformas ‘BEV-by-design’ do grupo Stellantis, cuja chegada ao mercado está prevista para 2023. Especificamente nascidas para a eletrificação, oferecem grandes diferenças em termos de arquitetura que os designers aproveitaram para repensar completamente o habitáculo. Neste caso, tem por base a plataforma STLA Large, dotada da silhueta de uma berlina baixa (1,34 m) e eficiente, chegando aos cinco metros de comprimento.

As novas plataformas elétricas nativas ‘BEV-by-design’ introduzirão, também, módulos tecnológicos alimentados por inteligência artificial: STLA Brain, STLA SmartCockpit e STLA Autodrive, com diferentes competências em termos de infoentretenimento, processamento de dados e informações e ainda novas ambições em termos de condução autónoma.

O termo Inception simboliza precisamente um novo início a partir da expressão em latim ‘Inceptio’, do qual deriva a designação deste modelo.

O protótipo em questão está equipado com dois motores elétricos compactos, um em cada eixo, resultando assim num veículo de tração às quatro rodas. A potência combinada ronda os 680 CV/500 kW, para uma aceleração dos zero aos 100 km/h em menos de 3,0 segundos. A tecnologia elétrica de 800 V e a bateria de 100 kWh permite-lhe percorrer 800 quilómetros com uma única carga completa, enquanto o consumo é extremamente reduzido, na ordem dos 12.5 kWh/100 km.

Outra das mais-valias é a de poder carregar a bateria por indução, libertando-se assim dos cabos, enquanto a velocidade de carregamento permite que recupere o equivalente a 30 quilómetros de autonomia em um minuto, ou 150 quilómetros em cinco minutos.

De acordo com Linda Jackson, CEO da Peugeot, o Inception Concept acena muito diretamente ao novo futuro em preparação na marca francesa. “Em 2023, 100% dos veículos da gama serão eletrificados e nos próximos dois anos serão lançados cinco novos modelos 100% elétricos. A nossa ambição é simples: fazer da Peugeot a marca elétrica líder na Europa em 2030. Esta visão objetiva e ambiciosa abre o caminho para uma transformação radical da marca”, afirma, lembrando que a eletrificação não tem de fazer esquecer a expressão sensual dos automóveis.

Nova etapa no design

Mudando bastante face aos modelos atuais, o novo Inception Concept demonstra, no entanto, alguns traços que o colocam de imediato na família Peugeot. Esta nova linguagem de estilo será introduzida nos automóveis de Sochaux a partir de 2025, com elementos visuais distintivos como o perfil dinâmico ou o habitáculo concebido como uma cápsula de vidro que mergulha imediatamente à frente dos pés do condutor e do passageiro da frente.

No total, há 7,25 metros quadrados de superfície vidrada, com todos os vidros (para-brisas, janelas laterais e de custódia) feitos de vidro concebido para a arquitetura (NARIMA). Apresentam ainda qualidades térmicas e beneficiam de um tratamento multicromático (tratamento com óxidos metálicos), sendo um processo inicialmente utilizado pela NASA para as viseiras dos capacetes dos astronautas.

A cor exterior é também mais evoluída: composta por pigmentos metálicos muito finos, consiste numa única camada, o que significa um muito menor consumo de energia durante a sua aplicação.

Na dianteira, o para-choques revela uma assinatura de luz totalmente nova que incorpora as três garras emblemáticas, com esta nova face dianteira a fundir toda a grelha frontal e a parte de assinatura num único objeto que também recebe os sensores. É composta por uma única peça de vidro com o logótipo no centro, ampliado pelo efeito de luminescência 3D. Os quatro módulos óticos estão alojados sob a máscara de vidro, que por sua vez é tratada com um efeito de espelho. Este último é impresso com a tecnologia digital Inkjet.

As portas revelam igualmente uma nova abordagem, assumindo uma barra tecnológica (‘Tech Bar’) que passa horizontalmente através da pele das portas. Este ecrã emite várias mensagens para o exterior do veículo quando o condutor e os passageiros se aproximam. A inteligência artificial com está equipado consegue reconhecer o condutor, permitindo aplicar as configurações de conforto (regulação do banco, temperatura, modo de condução e preferências multimédia) desejadas por cada ocupante. Essa ‘Tech Bar’ integra ainda as habituais mensagens de boas-vindas e de despedida, bem como os numerosos sensores e radares ligados à tarefa da condução, deixando a carroçaria completamente lisa, uma vez que está desprovida destes elementos técnicos. A parte inferior das portas alarga-se e destaca-se claramente para melhorar a aerodinâmica nesta área muito sensível.

A traseira adota um tratamento de alta tecnologia com as três garras que parecem reentrar infinitamente no automóvel, graças às duas camadas de vidro, enquanto o desenho angular torna-se mais inconfundível. As jantes ‘Aerorim’ do Inception Concept são concebidas sobre uma simetria axial, tal como as rodas de 20 polegadas do novo 408. O objetivo é oferecer elegância e um eficaz desempenho aerodinâmico, enquanto as inserções de alumínio com micro perfurações validam o aspeto de elevada tecnologia do estilo. O emblema iluminado do ‘Leão’ permanece estático enquanto a jante e o pneu rodam. No interior da roda, a pinça do travão é coberta com vidro espelhado.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.