Revelado no Salão de Frankfurt, em setembro do ano passado, o Opel Insignia é apresentado pela companhia de Rüsselsheim como uma “máquina para conhecedores”, combinando a vertente da dinâmica com a do conforto e a utilização familiar.
A opção Diesel da linha GSi assenta no novo 2.0 BiTurbo D de altas performances, que debita 210 CV de potência e 480 Nm de binário logo às 1500 rpm. Os consumos, de acordo com o ciclo NEDC, registam uma média combinada de 7,3 l/100 km para emissões de CO2 de 192 g/km.
A alternativa a gasolina é constituída pelo potente 2.0 Turbo de 260 CV, que regista um consumo médio de 8,6 l/100 km e emissões CO2 de 197 g/km. Um dos pontos de destaque desta motorização é o seu elevado binário – 400 Nm, num valor que é constante entre as 2500 e as 4000 rpm. Este é um dos fatores que permite ao Insignia Grand Sport GSi 2.0 Turbo acelerar de zero a 100 km/h em apenas 7,3 segundos e alcançar os 250 km/h de velocidade máxima.
Todos os Insignia GSi estão dotados de um chassis com afinação específica apontando a uma orientação mais desportiva, com destaque para a suspensão com novas molas (mais curtas e que reduzem a altura ao solo em 10 mm) e amortecedores especiais com controlo eletrónico, a par do sofisticado sistema de tração integral com vetorização de binário, da caixa de velocidades de oito velocidades com comandos no volante e dos pneus Michelin Pilot Sport 4 S da mais recente geração.
O novo Insignia GSi foi extensamente testado no circuito grande de Nürburgring (Nordschleife) – a pista de competição automóvel mais dura do mundo. Do resultado desses testes saíram as afinações para o chassis deste desportivo e também para o FlexRide, sistema que altera diversos parâmetros do chassis consoante o modo escolhido pelo condutor (ou detetado pelo sistema de forma automática quando em modo Standard.Graças a esse sistema mecatrónico, o controlo do amortecimento ajusta-se em frações de segundo à estrada e aos comandos do condutor, tendo também atuação na pressão dos amortecedores, na assistência da direção, no curso do acelerador e nos pontos de troca de velocidades da caixa automática de oito velocidades. O condutor pode selecionar três modos de funcionamento pré-programados: Standard, Tour e Sport. O GSi oferece um modo especial Competition, ativado na tecla do ESP, que desliga o controlo de tração e permite a condutores mais experientes explorarem os limites da condução desportiva. Do lado da travagem, a Opel escolheu travões Brembo, com discos de dimensões generosas, para equipar o seu novo Insignia de alto desempenho.
Outra tecnologia realçada pela Opel é a tração integral Twinster, com vetorização de binário, num sistema de transmissão às quatro rodas em que o diferencial traseiro convencional é substituído por duas embraiagens multidiscos, uma para cada roda. Assim, instantaneamente, é possível entregar débitos variáveis de força motriz a cada roda, de forma independente.
Esteticamente, a versão GSi mas não prescindiu de novos para-choques, com entradas de ar de grandes dimensões à frente. As saias laterais jogam um papel importante no capítulo aerodinâmico, bem como o ‘spoiler’ traseiro mais proeminente que o das outras versões.
Do equipamento opcional fazem parte novos bancos de tipo ‘bacquet’, exclusivos do GSi, que foram desenvolvidos pela Opel e certificados pela agência alemã de especialistas em ergonomia AGR.
GAMA | Potência | P.R.V.P. |
Opel Insignia Grand Sport GSi 2.0 Turbo | 260 cv | 55.680 € |
Opel Insignia Sports Tourer GSi 2.0 Turbo | 260 cv | 57.030 € |
Opel Insignia Grand Sport GSi 2.0 BiTurbo D | 210 cv | 66.330 € |
Opel Insignia Sports Tourer GSi 2.0 BiTurbo D | 210 cv | 67.680 € |
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