Inteligência Artificial revoluciona trabalho nas fábricas da Nissan

25/01/2022

Imagine que comprar um automóvel novo se torna uma escolha das melhores opções e características para o seu estilo de vida. Os automóveis estão a ficar mais inteligentes, mais conectados, mais avançados a cada dia. Incorporam cada vez mais inovações tecnológicas de ponta, que se somam a uma já vasta gama de funcionalidades padronizadas.

A quantidade de inspeções detalhadas de qualidade envolvidas na verificação de cada automóvel, das suas características padrão e das opções numa linha de produção movimentada apresenta, por isso, cada vez mais desafios.

No entanto, a rápida diversificação e digitalização de todos os sistemas de fabrico – e não apenas na indústria automóvel – está a impulsionar a inovação e a proporcionar novas oportunidades para entregar mais valor ao cliente.

Na Nissan, os esforços de kaizen (a filosofia industrial japonesa de melhoria contínua e holística) em toda a empresa estão a acelerar o desenvolvimento de tecnologias inovadoras de fabrico e inspeção. Estas tecnologias, não só vão ajudar a garantir uma maior satisfação do cliente, mas também criam um ambiente de fabrico mais confortável e eficiente para os trabalhadores das fábricas.

Um dos resultados é um scanner de inspeção capaz de avaliar várias peças de automóveis com um grau de precisão de 99,995 por cento e que está operacional na fábrica de Oppama desde o ano passado. Utiliza aprendizagem de máquina (machine learning) para avaliar novas imagens por comparação com os dados de entrada armazenados e, em seguida, tomar decisões inteligentes de controlo de qualidade.

A aplicação desta tecnologia com a robótica representa um forte potencial, abrindo portas um novo potencial produtivo, em que uma série de trabalhos fisicamente exigentes ou stressantes podem tornar-se mais mecanizados e precisos através da Inteligência Artificial, com tudo o que isso possa representar em termos de satisfação do cliente final.

Na fábrica de Oppama, o sistema de avaliação da IA fornece já apoio em algumas áreas-chave. É o caso do processo de seleção de botões para os painéis frontais. Como estas peças são inseridas ao longo da linha de produção, os técnicos muitas vezes experimentavam dificuldades em selecionar os botões certos e inseri-los nos locais corretos em tempo útil. Uma análise rápida do sistema de IA da equipa verifica em tempo real os botões e a sua posição face aos dados em memória, alertando o técnico se forem necessárias alterações.

Da mesma forma, à medida que os técnicos montam os espelhos laterais de um modelo, têm por missão identificar variações subtis de cor que serão impercetíveis ao olho humano. Passar as coberturas dos espelhos pelo scanner de IA ajuda a equipa a manter uma elevada consistência.