Interior do Twingo E-Tech desvendado no Salão Automóvel de Bruxelas

13/01/2025

O interior do Twingo E-Tech foi buscar a sua inspiração ao espírito da primeira geração do automóvel, mas tem tudo o que os condutores do século XXI necessitam.

 

Foi no Salão Automóvel de Bruxelas que a Renault revelou o interior do Twingo E-Tech. Com um painel de bordo cilíndrico e suspenso, o Twingo E-Tech terá um painel de instrumentos digital de 7 polegadas e um ecrã multimédia central de 10,1 polegadas.

O show car apresentado pela Renault no salão belga é uma evolução do que foi pela primeira vez mostrado o ano passado em Paris e não deverá já estar muito longe do automóvel de produção, uma vez que o Twingo E-Tech deverá chegar ao mercado em 2026.

O painel cilíndrico e os ecrãs têm um grafismo original, emprestando um toque criativo e dinâmico à experiência a bordo. Ao lado dos três botões do ar condicionado, por exemplo, o botão vermelho do pisca-pisca destaca-se visualmente, evocando as memórias do primeiro Twingo.

Os designers do Twingo E-Tech privilegiaram uma série de zonas de arrumação facilmente acessíveis para malas e objetos do dia a dia.

Sob o painel de bordo cilíndrico que cobre toda a largura do habitáculo, existe um espaço plano que permite colocar um livro, o telemóvel ou os óculos de sol .

Os estofos originais do protótipo Twingo E-Tech elétrico são inspirados nos padrões coloridos do modelo da primeira geração e combinam com a cor exterior da carroçaria, com toques subtis nos painéis das portas dianteiras e no painel de instrumentos virado para o passageiro.

A Renault lembra que os show car são uma “oportunidade para explorar e testar novas ideias” e o que foi agora mostrado em Bruxelas não é exceção. Entre as novas ideias testadas está o chão de cortiça tingida, um material que é, simultaneamente, resistente e durável.

O banco traseiro do protótipo Twingo E-Tech elétrico desliza e dobra-se em duas secções 50/50, adaptando-se assim a todas as situações. O Twingo E-Tech exibe um teto em vidro arredondado, que inunda o habitáculo de luz natural, proporcionando uma maior sensação de espaço.

Para lá da arrumação, o Renault Twingo E-Tech exibe pormenores diferenciadores, como a área magnética nos apoios de cabeça dianteiros que permitem aos passageiros da segunda fila fixar os seus telemóveis, ou a tira elástica que funciona como bolso para mapas ou para manter uma garrafa de água à mão.

A propósito de pormenores, o botão de regulação das costas do banco é inspirado nas rodas de um skate e pretende refletir o caráter urbano do automóvel.

Os mais atentos, encontrarão dentro do automóvel mensagens deixadas pelos designers. São pequenos toques de humor e criatividade que contribuem para a boa energia a bordo.

O protótipov Twingo E-Tech foi apresentado pela primeira vez ao grande público no Salão Automóvel de Paris. O que se viu então foi um citadino compacto 100% elétrico inspirado no modelo da primeira geração.

A viatura que se apresentou em Bruxelas já evoluiu em relação à primeira aparição.

A parte inferior da frente esconde agora uma entrada de ar, as extensões dos arcos das rodas traseiras são mais pequenas e os para-choques pretos foram redesenhados e impressos num padrão de favo de mel utilizando uma impressora 3D.

Em termos de aspeto, os puxadores das portas dianteiras deixaram de ter uma moldura iluminada, tendo sido acrescentada mais uma pequena janela junto aos espelhos retrovisores. A forma dos faróis traseiros também foi alterada.

Estes desenvolvimentos “ilustram o empenho da Renault em aperfeiçoar, continuamente, o design e as caraterísticas dos seus automóveis, ao longo do processo de desenvolvimento”.

A marca diz que “as linhas curvas e os pormenores modernos sublinham o seu carácter “reguila”. Os faróis LED, em relevo, conferem um aspeto expressivo e alegre, enquanto a assinatura Twingo, no centro da porta da bagageira, reinventa o espírito do Twingo para uma nova era urbana sem compromissos”.

O protótipo Twingo E-Tech elétrico é um show car concebido sobre a pequena plataforma AmpR, antevendo o futuro automóvel de produção que vai chegar ao mercado, em 2026.

O automóvel foi desenvolvido pela Ampere em apenas dois anos, com o objetivo de atingir um preço de entrada inferior a 20.000 euros, para um modelo produzido na Europa.

O Renault Twingo E-Tech vai complementar a gama elétrica E-Tech que já conta com o Renault 5, Renault 4, Megane e Scenic, e que tem sido um sucesso de vendas e também entre a imprensa especializada

O Renault 5 E-Tech acaba de ganhar o prémio europeu de Melhor Carro do Ano 2025, um galardão que o ano passado tinha sido ganho pelo Renault Scenic E-Tech.