Foi no Salão Automóvel de Bruxelas que a Renault revelou o interior do Twingo E-Tech. Com um painel de bordo cilíndrico e suspenso, o Twingo E-Tech terá um painel de instrumentos digital de 7 polegadas e um ecrã multimédia central de 10,1 polegadas.
O show car apresentado pela Renault no salão belga é uma evolução do que foi pela primeira vez mostrado o ano passado em Paris e não deverá já estar muito longe do automóvel de produção, uma vez que o Twingo E-Tech deverá chegar ao mercado em 2026.
O painel cilíndrico e os ecrãs têm um grafismo original, emprestando um toque criativo e dinâmico à experiência a bordo. Ao lado dos três botões do ar condicionado, por exemplo, o botão vermelho do pisca-pisca destaca-se visualmente, evocando as memórias do primeiro Twingo.
Os designers do Twingo E-Tech privilegiaram uma série de zonas de arrumação facilmente acessíveis para malas e objetos do dia a dia.Sob o painel de bordo cilíndrico que cobre toda a largura do habitáculo, existe um espaço plano que permite colocar um livro, o telemóvel ou os óculos de sol .
Os estofos originais do protótipo Twingo E-Tech elétrico são inspirados nos padrões coloridos do modelo da primeira geração e combinam com a cor exterior da carroçaria, com toques subtis nos painéis das portas dianteiras e no painel de instrumentos virado para o passageiro.
A Renault lembra que os show car são uma “oportunidade para explorar e testar novas ideias” e o que foi agora mostrado em Bruxelas não é exceção. Entre as novas ideias testadas está o chão de cortiça tingida, um material que é, simultaneamente, resistente e durável.
O banco traseiro do protótipo Twingo E-Tech elétrico desliza e dobra-se em duas secções 50/50, adaptando-se assim a todas as situações. O Twingo E-Tech exibe um teto em vidro arredondado, que inunda o habitáculo de luz natural, proporcionando uma maior sensação de espaço.
A propósito de pormenores, o botão de regulação das costas do banco é inspirado nas rodas de um skate e pretende refletir o caráter urbano do automóvel.
Os mais atentos, encontrarão dentro do automóvel mensagens deixadas pelos designers. São pequenos toques de humor e criatividade que contribuem para a boa energia a bordo.
O protótipov Twingo E-Tech foi apresentado pela primeira vez ao grande público no Salão Automóvel de Paris. O que se viu então foi um citadino compacto 100% elétrico inspirado no modelo da primeira geração.
A viatura que se apresentou em Bruxelas já evoluiu em relação à primeira aparição.
Em termos de aspeto, os puxadores das portas dianteiras deixaram de ter uma moldura iluminada, tendo sido acrescentada mais uma pequena janela junto aos espelhos retrovisores. A forma dos faróis traseiros também foi alterada.
Estes desenvolvimentos “ilustram o empenho da Renault em aperfeiçoar, continuamente, o design e as caraterísticas dos seus automóveis, ao longo do processo de desenvolvimento”.
A marca diz que “as linhas curvas e os pormenores modernos sublinham o seu carácter “reguila”. Os faróis LED, em relevo, conferem um aspeto expressivo e alegre, enquanto a assinatura Twingo, no centro da porta da bagageira, reinventa o espírito do Twingo para uma nova era urbana sem compromissos”.
O protótipo Twingo E-Tech elétrico é um show car concebido sobre a pequena plataforma AmpR, antevendo o futuro automóvel de produção que vai chegar ao mercado, em 2026.
O Renault Twingo E-Tech vai complementar a gama elétrica E-Tech que já conta com o Renault 5, Renault 4, Megane e Scenic, e que tem sido um sucesso de vendas e também entre a imprensa especializada
O Renault 5 E-Tech acaba de ganhar o prémio europeu de Melhor Carro do Ano 2025, um galardão que o ano passado tinha sido ganho pelo Renault Scenic E-Tech.