‘Iron Man’: Trabalhadores da Hyundai vão ter fato robótico para ajudar na produção

16/09/2019

Naquele que é mais um passo em frente na simbiose entre Homem e máquina, a Hyundai apresentou um exoesqueleto bastante evoluído que tem por missão auxiliar os seus funcionários em áreas de produção nas tarefas fisicamente mais exigentes ou que sejam repetitivas.

A marca coreana dá-lhe o nome de Vest EXoskeleton (VEX), sendo um um robô criado para ajudar os colaboradores industriais que trabalham longas horas com os braços acima do nível da cabeça nas linhas de produção e também para mecânicos.

De acordo com a marca, este VEX permite aumentar a produtividade e reduzir o desgaste físico, reproduzindo o movimento das articulações humanas para aumentar o suporte e mobilidade de carga.

Com um peso de apenas 2,5 kg, este exoesqueleto é entre 22% e 42% mais leve do que produtos concorrentes, sendo utilizado como uma mochila. O seu utilizador passa os braços pelas tiras dos ombros do colete e vai prender as fivelas do peito e da cintura. Na secção traseira poderá regular o comprimento até 18 cm para se adaptar a vários corpos, enquanto o grau de assistência à força poderá ser ajustado até seis níveis.

“O VEX oferece aos trabalhadores um maior suporte de carga, mobilidade e adaptabilidade no desempenho das suas funções”, afirmou DongJin Hyun, responsável de Robótica da Hyundai.

Numa primeira fase, o desenvolvimento do VEX incluiu um programa piloto em duas fábricas da Hyundai nos Estados Unidos da América, tendo o teste oferecido resultados bastante positivos. Em função disso, a Hyundai está a pensar implementar o VEX em todo o mundo. Espera-se que entre em produção comercial em dezembro, na Hyundai Rotem, e que custe até menos 30% do que os restantes produtos já existentes no mercado, que normalmente rondam os 5000 dólares.

Tecnologia sem fios

A Hyundai pretende desenvolver uma gama diversificada de tecnologias de robótica, como o VEX, que será comercializado em breve, passando por diversas funções e capacidades auxiliares ao ser humano. Um desses é o ‘Chairless EXoskeleton’ (CEX), o qual ajuda a manter os trabalhadores como se estivessem sentados, mas não tendo nenhum banco ou cadeira de apoio. Com 1,6 kg, esta tecnologia é leve, porém bastante resistente, capaz de suportar até 150 kg.

Este possui também três configurações de diferentes ângulos (85, 70 e 55 graus). Ao reduzir a atividade muscular das costas e parte inferior do corpo em cerca de 40%, o utilizador reduz o cansaço e melhora significativamente a sua eficiência.

Mas há mais: o grupo planeia apresentar diversas tecnologias de robótica, incluindo um ‘Hotel Service Robot,’ ‘Sales Service Robot,’ ‘Electric Vehicle Charging Manipulator,’ e ‘Robotic Personal Mobility’ num futuro próximo, todos eles com funcionalidades distintas.

De acordo com a Federação Internacional de Robótica, o setor de robótica cresce 14% por ano, uma taxa que tem vindo a acelerar, ano após ano. Até 2021, aproximadamente 630.000 robôs serão fornecidos ao setor automóvel, representando assim cerca de 33% do total de robôs comercializados.

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