Modelo de grande sucesso para a Dacia desde o seu lançamento original, em 2010, o Duster renova-se em termos de imagem e tecnologia para dar continuidade a uma história de sucesso que tem ainda nos atributos de todo-o-terreno fortes argumentos. O renovado Dacia Duster chegará aos mercados europeus em setembro.

Revelado com a nova tonalidade cor de laranja ‘Arizona Orange’, o renovado Duster adota identidade gráfica em linha com os traços dos novos Sandero e Logan, com iluminação diurna em ‘Y’ na dianteira, mas também uma nova forma tridimensional que inspirou também a grelha dianteira em cromado. Este é também o primeiro Dacia a ter indicadores de mudança de direção em LED, que também é utilizada para a iluminação principal (com controlo automático dos máximos de série).

Graças ao esforço concertado entre engenheiros e designers, o novo Duster apresenta uma aerodinâmica mais cuidada, assim melhorando a sua eficiência de combustível. O novo spoiler traseiro e as jantes de 16 e de 17 polegadas disponíveis foram testadas em túnel de vento, assim garantindo a sua eficácia na redução das emissões, num propósito a que se juntam ainda as otimizações na iluminação, atingindo um valor de 5,8 kg de redução nas emissões de CO2 na versão de tração integral (4×4).

O interior foi igualmente alvo de uma reformulação, ganhando em conforto e tecnologia. Beneficia de novos revestimentos em variadas áreas, como nos bancos e nos encostos de cabeça (redesenhados). O ponto de destaque é, no entanto, de acordo com a marca romena, uma nova consola central com um apoio de braço de grandes dimensões que se retrai em 70 mm e que permite albergar até 1,1 litros de arrumação – escondendo ainda duas portas USB para os passageiros dos bancos traseiros (nalgumas versões).

Qualquer que seja o nível de equipamento, de série oferece computador de bordo, sensores de luminosidade, limitador de velocidade, controlos do volante iluminados, cartão mãos-livres de acesso e arranque e bancos aquecidos.

A Dacia disponibiliza também dois sistemas de multimédia em adição ao Plug & Music de base (com rádio, MP3, USB e Bluetooth) – os Media Display e Media Nav, em ambos os casos com ecrã tátil de 8.0” ao centro.

Com o primeiro, o equipamento inclui seis altifalantes, rádio DAB, Bluetooth, duas portas USB e replicação do smartphone sem fios compatível com Apple CarPlay e Android Auto. Alguns comandos específicos no volante permitem ativar o reconhecimento de voz para controlar os sistemas do smartphone. Com o Media Nav, recebe também a navegação e conectividade Wi-Fi para Apple CarPlay e Android Auto. No caso da versão de tração integral, o sistema oferece ainda um Monitor 4×4 que apresenta informações relevantes para fora de estrada, como altímetro, bússola e resumo da viagem em formato de livro de viagem, por exemplo.

Aliás, a marca garante que o Duster guarda todos os atributos de versatilidade todo-o-terreno graças à generosa altura ao solo (217 mm no 4×2 e 214 mm no 4×4), novos pneus e ao já apontado Monitor 4×4. Conta ainda com ângulos de ataque, ventral e de saída de 30º, 21º e 34º (33º no 4×4), respetivamente. A versão de tração dianteira (4×2) recebe pneus mais ecológicos orientados para uma maior eficiência, reduzindo em 10% a resistência ao rolamento.

Em termos de segurança, o cruise control está no lote de opcionais, passando a ter ainda outros sistemas como o alerta de objetos no ângulo morto (entre os 30 e os 140 km/h), o assistente de estacionamento Park Assist, o assistente de arranque em subida ou o assistente de descidas íngremes no caso dos modelos 4×4.

Gama de motores mais ampla

Seguindo os mesmos princípios de redução de consumos e de emissões, os motores foram revistos para manter o prazer de condução, de acordo com a Dacia, que passa a dotar o Duster da caixa EDC de seis velocidades em parceria com a motorização a gasolina TCe de 150 CV, ao passo que a versão bi-fuel a gasolina e GPL tira partido de um tanque de GPL de maiores dimensões.

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A gama completa é composta por motores que cumprem a norma Euro 6D, com uma única opção Diesel com base no dCi de 115 CV em combinação com a caixa manual de seis velocidades (2WD e 4WD), enquanto as opções a gasolina são mais largas e iniciam-se com a versão TCe de 90 (2WD) em combinação com caixa manual de seis velocidades, a mesma que é usada em adição aos TCe de 130 CV (2WD) e de 150 CV (4WD). Já a variante TCe de 150 CV e caixa automática de seis velocidades (EDC6) tem apenas tração dianteira. Por fim, a versão Bi-fuel Eco-G de 100 CV está associada a caixa manual de seis velocidades e tração dianteira (2WD).

Bi-fuel é argumento de poupança

A Dacia, que já conta com uma gama GPL bastante completa, reforça a sua aposta neste combustível mais ecológico e mais acessível em termos de custo, fazendo a montagem deste sistema integralmente a partir de fábrica, assim garantindo os mesmos padrões de segurança das outras motorizações. O tanque de GPL está localizado sob o piso da bagageira, no lugar da roda suplente.

Quando circula em modo GPL, o Duster Eco-G emite em média menos 9,5% de CO2 do que com um motor a gasolina equivalente. Por outro lado, naquele que é um argumento que tem conquistado muitos dos clientes, a autonomia combinada entre gasolina (50 litros) e GPL atinge os 1235 quilómetros. A comutação entre os dois modos de alimentação é feita a partir de um comando mais ergonómico e a informação respeitante ao modo GPL passa a estar disponível no computador de bordo (ecrã opcional de 3.5”), replicando o que já acontece no novo Sandero Bi-fuel.

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